Page 135 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                 5ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  ADERÊNCIA  DA UEL ÀS
                                DIRETRIZES  CURRICULARES   NACIONAIS



                                            Esta  categoria  tem  o  objetivo  de  analisar  a  aderência  do

                            Curso  de  Medicina  da  UEL  às  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  (DCN)  do

                            Curso  de  Graduação  em  Medicina,  instituídas  pela  Câmara  de  Educação

                            Superior do Conselho Nacional de Educação através da Resolução Nº 4, de 7


                            de  novembro  de  2001,  e  ainda  enfocando  o  ensino  da  Saúde  Coletiva  na

                            graduação  médica  recontextualizado  pelas  novas  diretrizes  curriculares  e

                            considerando  a  sua  caracterização e contribuição  na  mudança  curricular  da

                            UEL.



                                            No campo da saúde, a consolidação do SUS colocou novas e

                            importantes  questões  para  atender  a  necessidade  de  se  construir  projetos

                            pedagógicos capazes de gerar perfis profissionais mais adequados ao sistema


                            de  saúde  e,  no  campo  da  educação,  há  a  exigência  de  fortalecer  as

                            possibilidades  de  aprendizagem  ativa.  A  articulação  entre  trabalho  e

                            aprendizagem,  prática  que  se  desenvolva  ao  longo  de  todo  o  curso  e  nos


                            cenários em que se concretiza o processo saúde-doença, o compromisso com

                            a  resolução  de  problemas  da  realidade  são  alguns  dos  elementos

                            fundamentais das novas propostas para a formação profissional do médico do

                            presente e do futuro.



                                            As  novas  diretrizes  são  fruto  de  intensos  debates  entre  os

                            movimentos  de  mudança  da  educação  dos  profissionais  de  saúde,  dos



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