Page 135 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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5ª CATEGORIA ANALÍTICA: ADERÊNCIA DA UEL ÀS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Esta categoria tem o objetivo de analisar a aderência do
Curso de Medicina da UEL às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do
Curso de Graduação em Medicina, instituídas pela Câmara de Educação
Superior do Conselho Nacional de Educação através da Resolução Nº 4, de 7
de novembro de 2001, e ainda enfocando o ensino da Saúde Coletiva na
graduação médica recontextualizado pelas novas diretrizes curriculares e
considerando a sua caracterização e contribuição na mudança curricular da
UEL.
No campo da saúde, a consolidação do SUS colocou novas e
importantes questões para atender a necessidade de se construir projetos
pedagógicos capazes de gerar perfis profissionais mais adequados ao sistema
de saúde e, no campo da educação, há a exigência de fortalecer as
possibilidades de aprendizagem ativa. A articulação entre trabalho e
aprendizagem, prática que se desenvolva ao longo de todo o curso e nos
cenários em que se concretiza o processo saúde-doença, o compromisso com
a resolução de problemas da realidade são alguns dos elementos
fundamentais das novas propostas para a formação profissional do médico do
presente e do futuro.
As novas diretrizes são fruto de intensos debates entre os
movimentos de mudança da educação dos profissionais de saúde, dos
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