Page 133 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    Internato,  a  educação  permanente  dos  professores  é  feita  não  nos
                                    ambientes  de  formação,  mas  sim  nos  congressos  das  respectivas
                                    especialidades, algumas delas têm coisas interessantes sobre ensino,
                                    a Pediatria, nas Moléstias Infecciosas, em Clínica Médica, existem
                                    eventos aí das especialidades que abordam até esses aspectos, mas
                                    não é uma coisa sistemática e nem sei se os nossos docentes quando
                                    vão  se  interessam  nessas  temáticas  ou  se  interessam  nos  outros
                                    assuntos. É uma preocupação que hoje está tendo o Internato nosso
                                    de estruturar alguma coisa. Mas fora essas iniciativas, em termos de
                                    educação  permanente  docente, eu  acho  que  não  temos  mais  nada.
                                    Acho que há muita debilidade quanto a isso. Temos aí dificuldades,
                                    mas temos também resistência dos professores, o que existe é feito
                                    por iniciativa do Colegiado, não é demanda de docente que vem lá
                                    bater  na  porta: olha, eu  queria  fazer um  preparo  melhor nisso  ou
                                    naquilo. (GUEL1)


                                            A  sobrecarga  de  trabalho  e  a  necessidade  de  atender  as

                            demandas  rotineiras  são  apontadas  por  uma  docente  entrevistada  como


                            causas  da  falta  de  discussão  coletiva  mais  ampla  sobre  a  prática  docente,

                            como se observa no seu relato:


                                    Eu  acho  que  nós  temos  mais  a  concepção  teórica  do  que  é  o
                                    exercício  da  prática  da  educação  permanente.    Primeiro,  eu  falei
                                    que algumas coisas, do Departamento de Saúde Coletiva, por si só, a
                                    prática  dele  é  de  educação  permanente,  é  uma  prática  de
                                    ação/reflexão/ação, sempre foi, repensa cada passo, cada mudança
                                    que  vai  dar,  então  eu  acho  que  o  cotidiano  é  permeado  por  isso.
                                    Acho que não existem momentos específicos, do tipo: "agora vamos
                                    fazer nossa educação permanente". Na nossa prática, todos já temos
                                    no  sangue  a  questão  da  educação  permanente,  a  questão  da
                                    humanização,  a  gente  tem  os  princípios  incorporados,  tudo  que
                                    envolve  o  fortalecimento  do  SUS,  a  iniciativa  de  mudança  de
                                    modelo,  de  formação,  de  práticas,  já  está  cristalizado  ou
                                    incorporado em nós. Acho que a nossa prática vai por aí. Acho que
                                    têm muitas coisas acontecendo no cenário nacional e que nós temos
                                    muito  pouco  espaço  de  discussão  coletiva  sobre  as  práticas  em
                                    Saúde  Coletiva.  Aí  temos  muita  novidade  acontecendo,  reflexões
                                    sendo feitas, até para conhecer o pensamento do grupo, quem acha o
                                    quê?  Onde?  Não  temos  tido  pernas  para  isso,  infelizmente  é  uma
                                    questão que nos falta, eu acho que temos buscado beber em outras
                                    fontes, tem cada um bebendo da sua fonte, mas a socialização dessa
                                    discussão, esse momento de reflexão conjunto, que eu chamaria de


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