Page 128 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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utilização pelos estudantes acabou se configurando também como uma
estratégia para gostar de estudar e se organizar, para com isso ir descobrindo
o prazer de ler e os mecanismos de estudo auto-dirigido. É o que sugere o
depoimento abaixo:
Eu acho que esse movimento que existe através das comissões do
curso propicia com que os docentes da Saúde Coletiva possam
permanentemente estar se capacitando, revendo, a sua inserção no
curso, fazendo as mudanças necessárias. E, além disso, a questão de
hoje se ter uma assessora pedagógica que vem com uma proposta de
assessoria a essas comissões, e que traz discussões importantes
como avaliação, portfólio que eu tenho acompanhado, dá uma
oxigenada, uma motivada, faz com que os docentes se insiram mais e
se capacitem mesmo para a proposta do curso. Nós temos docentes
da Saúde Coletiva tanto na Comissão de Avaliação quanto na
Comissão de Capacitação Docente, portanto em relação aos
docentes da Saúde Coletiva, hoje, se a gente for avaliar, a
participação deles é muito mais nessas comissões que dão
direcionalidade, que vão formatando o curso do que mais
especificamente na graduação. Acho que se a gente fosse avaliar o
que tem pesado mais, não em termos de carga horária simplesmente,
mas em termos de contribuição para a formação do aluno de
Medicina, eu acho que são nessas comissões em termos de
resguardar e assegurar o desenvolvimento do projeto pedagógico do
curso. (GUEL2)
Um aspecto importante que foi comentado refere-se à
formação mais tradicional do interno. No Internato, os estudantes, nas duas
últimas séries do curso, passam por estágios em tempos variáveis nas
diversas clínicas do hospital, sendo este, praticamente, o único cenário de
prática nessa importante etapa da formação geral do médico:
Acredito que, em virtude do perfil cada vez mais complexo que o
Hospital Universitário passa a ter, faz-se urgente a integração com
outros hospitais de cidades, principalmente de médio porte, de
pequeno porte, para que os acadêmicos possam, nessas unidades,
desenvolver atividades práticas e iniciar contato com pacientes com
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