Page 124 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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4ª CATEGORIA ANALÍTICA: INSERÇÃO NO
PROJETO PEDAGÓGICO DA UEL
Nesta categoria de análise, que pretende apresentar a
inserção da área de Saúde Coletiva da UEL no Projeto Político-Pedagógico do
Curso de Medicina, existem três subcategorias bem delineadas: o valor dos
documentos relacionados ao projeto político-pedagógico; considerações sobre
a proposta pedagógica e mecanismos de formação e de apoio aos
profissionais envolvidos para assegurar o desenvolvimento do projeto
pedagógico.
Sobre o valor dos documentos relacionados ao Projeto
Político-Pedagógico, pode-se observar que, em relação à estrutura
universitária, esse projeto, pela sua característica inovadora, teve grande
impacto no sentido de desestabilizar as formas de gestão até então vigentes,
baseadas fundamentalmente nas disciplinas curriculares. Esta diferença está
traduzida de alguma forma nos dois documentos mais importantes do Curso
de Medicina da UEL que, na visão de um dos gestores, são os seguintes:
Os dois documentos mais importantes sobre o projeto pedagógico do
Curso de Medicina da UEL são o próprio Projeto Político
Pedagógico que chama PPPMed, um documento redigido há três
anos atrás, mas que é o produto desde 1997. Ele retomou escritos da
época da mudança do currículo ocorrido em 1998, com o modelo
que havia para a Universidade para os projetos pedagógicos dos
cursos, ele fez alguns enquadramentos diferentes e aprofundou
algumas questões que, naquela época, não se tinha atinado. Então,
esse é o documento mais importante de todos. Eu diria, que nem é a
Resolução, o extrato desse documento é a Resolução do CEPE
N.22/2005, que é o Projeto Político Pedagógico, sob o formato de
resolução do CEPE, instituindo o projeto político-pedagógico do
Curso de Medicina a ser implantado, mas eu estou me referindo a
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