Page 124 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 124

104

                             )*


                                 4ª  CATEGORIA  ANALÍTICA:  INSERÇÃO  NO
                                   PROJETO  PEDAGÓGICO  DA  UEL



                                            Nesta  categoria  de  análise,  que  pretende  apresentar  a

                            inserção da área de Saúde Coletiva da UEL no Projeto Político-Pedagógico do

                            Curso de  Medicina, existem três subcategorias bem delineadas: o valor dos

                            documentos relacionados ao projeto político-pedagógico; considerações sobre


                            a  proposta  pedagógica  e  mecanismos  de  formação  e  de  apoio  aos

                            profissionais  envolvidos  para  assegurar  o  desenvolvimento  do  projeto

                            pedagógico.


                                            Sobre  o  valor  dos  documentos  relacionados  ao  Projeto


                            Político-Pedagógico,  pode-se  observar  que,  em  relação  à  estrutura

                            universitária,  esse  projeto,  pela  sua  característica  inovadora,  teve  grande

                            impacto no sentido de desestabilizar as formas de gestão até então vigentes,


                            baseadas fundamentalmente nas disciplinas curriculares. Esta diferença está

                            traduzida de alguma forma nos dois documentos mais importantes do Curso

                            de Medicina da UEL que, na visão de um dos gestores, são os seguintes:


                                    Os dois documentos mais importantes sobre o projeto pedagógico do
                                    Curso  de  Medicina  da  UEL  são  o  próprio  Projeto  Político
                                    Pedagógico  que  chama  PPPMed,  um  documento  redigido  há  três
                                    anos atrás, mas que é o produto desde 1997. Ele retomou escritos da
                                    época  da  mudança  do  currículo  ocorrido  em  1998, com  o  modelo
                                    que  havia  para  a  Universidade  para  os  projetos  pedagógicos  dos
                                    cursos,  ele  fez  alguns  enquadramentos  diferentes  e  aprofundou
                                    algumas questões que, naquela época, não se tinha atinado. Então,
                                    esse é o documento mais importante de todos. Eu diria, que nem é a
                                    Resolução,  o  extrato  desse  documento  é  a  Resolução  do  CEPE
                                    N.22/2005, que é o Projeto Político Pedagógico, sob o formato de
                                    resolução  do  CEPE,  instituindo  o  projeto  político-pedagógico  do
                                    Curso de Medicina a ser implantado, mas eu estou me referindo a

                                                )4  

5—
+
$+
	
. /0
   119   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129