Page 120 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 120

100

                             )*


                                            Normalmente,  os  professores  que  atuam  nos  PINs  são

                            professores diferenciados, porque já estão muito mais sensíveis a fazerem a

                            avaliação  permanente,  é  uma  situação  diferente  da  dos  professores  que

                            atuam  apenas  nas  tutorias.  Eles  têm  uma  história  de  vida  profissional


                            diferenciada desses outros profissionais médicos que atuam na área clínica e

                            na  cirúrgica,  onde  o  trabalho  é  mais  individual,  depende  do  profissional,

                            enquanto que o profissional da área de Saúde Coletiva trabalha em grupo.


                                            Talvez  a  maior  vivência  do  processo  de  trabalho  em  grupo


                            explique,  em  parte,  a  diferença  de  postura  e  comportamento  em  relação  à

                            avaliação em um modelo curricular onde se privilegia o trabalho em pequenos

                            grupos, o que vai facilitar o trabalho dos sanitaristas, que já têm experiência


                            acumulada nessa atividade.


                                            Nos  módulos  em  que  a  Saúde  Coletiva  tem  uma  inserção

                            maior, o processo de avaliação e os diferentes procedimentos utilizados pelos

                            estudantes  para  conhecer,  controlar  e  regular  a  sua  aprendizagem,  seja  na


                            avaliação formativa ou na somativa, capta melhor a variação que existe entre

                            os  alunos  para  elaborar  e  executar  uma  mesma  tarefa  com  a  mesma

                            qualidade de desempenho.



                                            Outro  critério  para  se  avaliar  a  qualidade  das  questões

                            escritas  na  prova  cognitiva  dos  módulos  temáticos,  segundo  uma  das

                            professoras entrevistadas é o seu “efeito sentinela”:



                                    Basta ver pelo número de pedidos de vista de prova que acontece no
                                    final do módulo. Esse é o indicador para a gente ver como é que está

                                                   &4  

5—/

  !. /0
   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125