Page 142 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    nacionais,  do  ponto  de  vista  da  gestão  do  Curso  de  Medicina  da
                                    UEL, eu diria que a aderência, na prática, não no que está prescrito
                                    no PPP, mas do ponto de vista da aderência em relação ao currículo
                                    efetivamente  executado  pelo  Curso  de  Medicina  da  UEL,  as
                                    diretrizes curriculares nacionais para a graduação da Medicina, se
                                    eu fosse botar numa escala, eu diria que está ai na faixa dos 70%  a
                                    80%.  Ou  seja,  em  relação  às  questões  de  foco  pedagógico,
                                    metodológico,  compromisso  com  a  rede  de  serviços,  tenho  muita
                                    clareza de que isso se você pensar que a prática dos serviços daqui
                                    se dá no Hospital Universitário que é o Pronto Socorro Municipal,
                                    portanto  não  é  o  pronto  socorro  de  referências  de  casos
                                    interessantes, mas é de casos complexos sim, mas é de compromisso
                                    com  os  serviços.  Do  ponto  de  vista  dos  serviços  sobre  a
                                    correspondência das diretrizes com o curso, eu acho que a gente tem
                                    uma maior falha ainda, uma debilidade que é no deslocamento das
                                    práticas  dos  dois  últimos  anos  do  curso  para  a  Rede.  É  o  nosso
                                    grande problema que ainda não se conseguiu superar. Fora isso, do
                                    restante  das  diretrizes  e  mesmo  no  Internato,  é  um  Internato  que
                                    utiliza  metodologia  ativa  de  ensino-aprendizagem,  embora  em
                                    alguns  momentos  seja  mais  de  treinamento  em  serviço  do  que
                                    aprendizagem em serviço, que é o que idealmente deve se ter. (...)
                                    Nós  temos  as  duas  situações  aqui  no  nosso  internato.  Alguns
                                    estágios são mais treinamento em serviço do que - como deveria ser
                                    - uma aprendizagem no trabalho, em que a teoria e a prática estão
                                    articuladas entre si. O treinamento em serviço é muito mais carregar
                                    o piano exercitado à exaustão, do que pensar o ensino. E também há
                                    a questão da frágil articulação entre pesquisa científica e ensino que
                                    a gente tem em Londrina, que é histórica, não só da Saúde Coletiva,
                                    de todas as áreas. E é uma escola que está muito mais marcada pelo
                                    seu compromisso e desempenho na assistência do que na produção
                                    do conhecimento. Isso se dá também na Saúde Coletiva. A gente é
                                    mais  atuante  nas  atividades  de  ensino,  no  trabalho  de  atenção  à
                                    saúde do que na produção e na investigação. (GUEL1)


                                            Outra gestora do curso tem uma visão muito semelhante em

                            relação  a  este  importante  aspecto  destacado  nas  DCN  sobre  o  trabalho


                            multiprofissional:



                                    Sei que é com a Enfermagem, que eles [estudantes] têm atividade de
                                    PIN  também,  e  eles  também  vão  à  UBS.    Tem  alguns  alunos  que
                                    fazem estágio no SIATE, aí eles têm lá também alguma coisa com o
                                    pessoal de Enfermagem, atende resgate e tal. (...) Na minha opinião,

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