Page 111 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 111

91

                            )*


                                    Eu acho que depende de como essa carga horária de Saúde Coletiva
                                    fosse  levada.  Eu  acredito,  não  sei  se  é  uma  visão  talvez  idealista
                                    minha, que se fosse uma Saúde Coletiva que viesse problematizar,
                                    que viesse fazer a gente entender por que ela é importante, não só
                                    porque  tem  questão  na  prova  de  Residência,  mas  porque  a  nossa
                                    prática  médica  tem  que  ter  um  olhar  de  Saúde  Coletiva,  senão  é
                                    simples  preenchimento  de  receita.  Eu  acredito  que  assim  surtiria
                                    efeito. (EUEL2)


                                            Embora as matrizes curriculares não favoreçam a visualização

                            do  currículo  integrado  horizontal  e  verticalmente,  esse  é  um  postulado

                            assumido pelo programa e cuja execução constitui-se como um desafio para a

                            gestão do curso.



                                            Oliveira  e  Koifman  (2004),  no  livro  Educação  Médica  em


                            Transformação,  desenvolvem  um  capítulo  muito  interessante  intitulado

                            Integralidade do Currículo de Medicina: Inovar/Transformar, um desafio para


                            o Processo de Formação, que tem muito a ver com a história recente do Curso

                            de Medicina da UEL.



                                            No  caso  da  UEL,  nos  anos  iniciais  depois  da  modernização

                            curricular  empreendida,  destacou-se  um ânimo  ou  entusiasmo  excessivo  na


                            fala de alguns gestores nas metodologias ativas, por isso chamado, durante

                            algum tempo, de currículo PBL, porque se deu mais ênfase às metodologias

                            do  que  à  discussão  do  que  é  um  currículo  integrado,  o  que  é  integração


                            curricular  e  o  que  é  integração  disciplinar,  entre  outros  aspectos  (Almeida,

                            2007).






                                                     "4  

5—6  !. /0
   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116