Page 110 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Quanto  à  seqüência  de  atividades  do  módulo,  comenta  o

                            mesmo professor:


                                    ...eu  diria  que  [elas  são  organizadas  segundo  as  necessidades
                                    sentidas  pelos  estudantes  ao  lidarem  com  os  problemas  trazidos
                                    pelos pacientes ou vivenciados na comunidade]. No entanto, isto é
                                    uma  imagem  objetiva,  porque  os  conteúdos  previstos  são
                                    parcialmente  estruturados  não  para  cobrir  todo  o  programa
                                    proposto  e  demonstrar  todas  as  técnicas  e  procedimentos
                                    pertinentes. Ela é definida pela seleção de situações vivenciadas com
                                    pacientes  ou  com  a  comunidade,  que  melhor  exemplifiquem  os
                                    conteúdos  programados  e  está  mais  próxima  da  nossa  realidade.
                                    (PUEL1)


                                            No  entanto,  a  preocupação  dos  estudantes  em  relação  às

                            ênfases dos conteúdos de Saúde Coletiva ainda continua muito vinculada ao

                            concurso  de  residência  médica,  uma  situação  prevista  para  depois  da


                            formatura. O relato de um interno ilustra esse enfoque:


                                    O aluno pensa na prova de Residência para estudar Saúde Coletiva,
                                    mas  e  aí?  E  a  importância  disso  lá  na  frente?  Só  mudando  o
                                    enfoque. Até é uma crítica aos alunos que vão para o Programa de
                                    Saúde  da  Família,  porque  ganha  dinheiro.  Pensam  em  juntar  um
                                    montante para depois ir fazer a sua especialidade. Essa mentalidade
                                    tem  que  mudar  dentro  dos  quatro  primeiros  anos  do  curso,  ela
                                    poderia ser mais bem trabalhada para se tentar mudar isso. Porque
                                    no Internato aqui, a exigência que se tem do aluno, é de estar lá no
                                    hospital o  dobro de  horas  que  deveria ser,  aí  não  tem  mais  como
                                    mudar isso. (EUEL3)


                                            Os  estudantes  das  séries  iniciais  ainda  guardam  alguma

                            esperança de que o ensino de Saúde Coletiva possa ser aprimorado no Curso

                            de Medicina da UEL futuramente, como opina uma de suas representantes:





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