Page 107 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    discussão  de  Saúde  da  Família  que  esta  lá  na  Unidade  4,  ou  a
                                    questão  de  formação  de  vínculo.  Formalmente,  o  programa  está
                                    desenhado, tem um rumo que a gente quer chegar que é igual para
                                    todo mundo que é o paciente hipertenso. Agora, as características
                                    vão  variar  dependendo  da  situação  de  cada  Unidade  e  de  cada
                                    território. (PUEL4)


                                            Em todos os módulos do curso  existe  um manual específico

                            com  orientações  para  os  estudantes  e  detalhamento  da  programação  a  ser


                            desenvolvida.  O  manual  é  uma  forma  dos  professores  acompanharem  a

                            aprendizagem dos estudantes no que diz respeito aos conceitos previstos. Ao

                            mesmo tempo em que o módulo tem uma direcionalidade, não se quer que ele

                            fique enrijecido (UEL, 2007a).



                                            Uma das professoras entrevistadas relata:


                                    ...  esse  dia  é  para  isso,  esse  dia  é  para  aquilo,  eu  tenho  uma
                                    programação até porque os alunos gostam de ter uma programação,
                                    gostam  de  ver  um  calendário,  minimamente  está  dado.  Agora,  o
                                    desafio  é  fazer  com  que  a  coisa  transcenda  isso  aí  no  sentido  de
                                    atender  as  expectativas  dos  pacientes,  eles  vão  encontrar  na
                                    Unidade uma situação que não é só hipertenso. Tem o diabético que
                                    também  é  hipertenso,  eles  vão  ter  que  lidar  com  isso.  Eles  vão
                                    encontrar paciente que é hipertensa e mora sozinha. Tem hipertenso
                                    que é arrimo de família, tem aquele que não é, tem hipertenso jovem.
                                    Eles vão ter que trabalhar essas diferentes situações de acordo com
                                    o  contexto  que  estiver  presente  naquela  Unidade  onde  eles  estão
                                    inseridos. (PUEL4)




                                            Os depoimentos de PUEL4 são particularmente interessantes

                            porque  retratam  a  dinâmica  entre  o  instituído  e  o  vivido  (o  programa  a  ser

                            cumprido e a relativização da rigidez curricular em função das situações reais

                            de cada Unidade ou território). De qualquer forma, a flexibilidade do programa



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