Page 104 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 104

84

                             )*


                                            Observa-se  que,  oficialmente,  o  percentual  das  atividades

                            práticas  do  curso,  da  primeira  à  quarta  série,  é  32%,  enquanto  o  Internato

                            Médico ocupa 86% da sua carga horária, o que  dá uma média total para  o

                            curso, de 55%. Na  área de Saúde Coletiva, a distribuição da carga horária,


                            especificamente programada para o ano de 2007 em cada um dos espaços de

                            ensino-aprendizagem,  relatada  pelo  Coordenador  do  Colegiado  de  Curso  é:

                            nas  práticas  em  serviços  de  Atenção  Básica  30%,  nas  práticas  em  serviços  na


                            comunidade 20%, nos grupos tutoriais 15%, estudo orientado 25%, em palestras

                            5% e na avaliação 5%. (GUEL1).



                                            A  visão  global  traduzida  pelos  números  deixa  evidente  o

                            caráter  pouco  convencional  do  curso.  Quem  se  detém  para  examinar  a

                            construção do currículo não vê disciplinas, vê módulos interdisciplinares, vê a


                            carga  horária  distribuída  em  atividades  teóricas  e  práticas,  mais

                            concentradamente  práticas  desde  a  primeira  série,  com  uma  ênfase  muito

                            maior  no  Internato,  uma  conformação  didática  estranha  aos  currículos

                            tradicionais.  No  caso  da  UEL,  o  Estudo  Orientado  concentra  a  maior  carga

                            horária de todos os módulos da primeira à quarta série, os quais, se somados


                            às tutorias, representam aproximadamente 52,7% do total de 4.754 horas.


                                            No  novo  currículo  do  curso,  o  grau  de  integração  entre  o


                            básico  e  o  clínico  atingiu  um  nível  alto  com  a  mesclagem  das  antigas

                            disciplinas,  traduzidas  agora  nos  módulos  interdisciplinares,  apesar  de

                            continuar  existindo  o  Centro  de  Ciências  Biológicas  separado,  inclusive




                                                     "4  

5—6  !. /0
   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109