Page 104 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Observa-se que, oficialmente, o percentual das atividades
práticas do curso, da primeira à quarta série, é 32%, enquanto o Internato
Médico ocupa 86% da sua carga horária, o que dá uma média total para o
curso, de 55%. Na área de Saúde Coletiva, a distribuição da carga horária,
especificamente programada para o ano de 2007 em cada um dos espaços de
ensino-aprendizagem, relatada pelo Coordenador do Colegiado de Curso é:
nas práticas em serviços de Atenção Básica 30%, nas práticas em serviços na
comunidade 20%, nos grupos tutoriais 15%, estudo orientado 25%, em palestras
5% e na avaliação 5%. (GUEL1).
A visão global traduzida pelos números deixa evidente o
caráter pouco convencional do curso. Quem se detém para examinar a
construção do currículo não vê disciplinas, vê módulos interdisciplinares, vê a
carga horária distribuída em atividades teóricas e práticas, mais
concentradamente práticas desde a primeira série, com uma ênfase muito
maior no Internato, uma conformação didática estranha aos currículos
tradicionais. No caso da UEL, o Estudo Orientado concentra a maior carga
horária de todos os módulos da primeira à quarta série, os quais, se somados
às tutorias, representam aproximadamente 52,7% do total de 4.754 horas.
No novo currículo do curso, o grau de integração entre o
básico e o clínico atingiu um nível alto com a mesclagem das antigas
disciplinas, traduzidas agora nos módulos interdisciplinares, apesar de
continuar existindo o Centro de Ciências Biológicas separado, inclusive
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