Page 100 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                    Eu achava para os nossos problemas dos módulos temáticos do 3º e
                                    4º  ano,  que  eles  deveriam  ter  outro  formato,  a  gente  deveria  num
                                    primeiro momento apenas dar as noções básicas, o paciente chegou
                                    ao serviço com uma dor desse ou daquele jeito, aí eles teriam que
                                    estar  discutindo  o  que  pode  significar  essa  dor,  o  que  eu  devo
                                    investigar  mais,  para  eles  fazerem  perguntas  ao  tutor  durante  o
                                    tutorial  de  abertura  do  problema,  por  exemplo,  se  eu  fizer  um
                                    hemograma,  aí  o  tutor  mostraria,  o  hemograma  deu  isso,  e  eles
                                    então discutirem entre eles, naquele momento, eu acho que no 3º e 4º
                                    ano  eles  já  têm  essa  capacidade.  O  que  significa  este  perfil  de
                                    hemograma  com  essa  queixa?  Se  eles  pedirem  mais  outro  exame
                                    diagnóstico  e  depois  em  cima  disso  identificarem  a  doença  e  não
                                    logo de cara, ao ler o problema inteiro, em geral já estão todos os
                                    dados necessários para o diagnóstico, eles fazerem a discussão, tipo
                                    uma discussão clínica e problemática junto, eu acho que ficaria mais
                                    interessante a abertura do tutorial e eles talvez levantassem outros
                                    diagnósticos preferenciais. (PUEL2)


                                            No  método  da  Aprendizagem  Baseada  em  Problemas


                            trabalha-se com o objetivo de resolver um problema e, nesse sentido, é um

                            processo muito parecido com a metodologia de pesquisa científica. O método

                            guarda a mesma  lógica: a partir  de um  problema,  busca-se compreendê-lo,

                            fundamentá-lo e analisá-lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem

                            ser  comprovadas  e  validadas,  estimulando  o  raciocínio,  as  habilidades


                            intelectuais e a aquisição de conhecimentos (Almeida, 2005).


                                            No  entanto,  depois  de  dez  anos  de  uma  prática  pedagógica

                            mais centrada no estudante e em pequenos grupos de oito alunos, sugere-se


                            a  superação  de  algumas  verdades  que  foram  importantes  de  serem

                            assumidas numa fase inicial, mas que a cada dia vão se transformando em

                            obstáculos para o avanço da proposta pedagógica, que tem sido considerada

                            como  uma  metodologia  adequada  para  o  aprendizado  de  adultos  (Mennin,


                            2002).

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