Page 100 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 100
80
)*
Eu achava para os nossos problemas dos módulos temáticos do 3º e
4º ano, que eles deveriam ter outro formato, a gente deveria num
primeiro momento apenas dar as noções básicas, o paciente chegou
ao serviço com uma dor desse ou daquele jeito, aí eles teriam que
estar discutindo o que pode significar essa dor, o que eu devo
investigar mais, para eles fazerem perguntas ao tutor durante o
tutorial de abertura do problema, por exemplo, se eu fizer um
hemograma, aí o tutor mostraria, o hemograma deu isso, e eles
então discutirem entre eles, naquele momento, eu acho que no 3º e 4º
ano eles já têm essa capacidade. O que significa este perfil de
hemograma com essa queixa? Se eles pedirem mais outro exame
diagnóstico e depois em cima disso identificarem a doença e não
logo de cara, ao ler o problema inteiro, em geral já estão todos os
dados necessários para o diagnóstico, eles fazerem a discussão, tipo
uma discussão clínica e problemática junto, eu acho que ficaria mais
interessante a abertura do tutorial e eles talvez levantassem outros
diagnósticos preferenciais. (PUEL2)
No método da Aprendizagem Baseada em Problemas
trabalha-se com o objetivo de resolver um problema e, nesse sentido, é um
processo muito parecido com a metodologia de pesquisa científica. O método
guarda a mesma lógica: a partir de um problema, busca-se compreendê-lo,
fundamentá-lo e analisá-lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem
ser comprovadas e validadas, estimulando o raciocínio, as habilidades
intelectuais e a aquisição de conhecimentos (Almeida, 2005).
No entanto, depois de dez anos de uma prática pedagógica
mais centrada no estudante e em pequenos grupos de oito alunos, sugere-se
a superação de algumas verdades que foram importantes de serem
assumidas numa fase inicial, mas que a cada dia vão se transformando em
obstáculos para o avanço da proposta pedagógica, que tem sido considerada
como uma metodologia adequada para o aprendizado de adultos (Mennin,
2002).
4
5—# $! !. /0