Page 99 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 99
79
)*
No entanto, em relação às outras séries do curso, isso não
acontece, como relata a professora entrevistada, que sugere uma modificação
do arranjo na discussão dos problemas nos grupos tutoriais e no rígido
cumprimento dos chamados sete passos (Barrows, 1988), a saber:
1. Ler atentamente o problema e esclarecer os termos
desconhecidos;
2. Identificar as questões (problemas) propostas pelo
enunciado;
3. Oferecer explicações para estas questões com base no
conhecimento prévio que o grupo tenha sobre o assunto
(formulação de hipóteses);
4. Resumir estas explicações;
5. Estabelecer objetivos de aprendizado que levem o
estudante à comprovação, ao aprofundamento e
complementação das explicações;
6. Estudo individual respeitando os objetivos estabelecidos;
7. Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de
conhecimento obtidos pelo grupo.
Observe-se o que a mesma professora entrevista comenta
sobre o desenvolvimento das atividades do grupo tutorial, respeitando
rigorosamente esta dinâmica dos sete passos:
4
5—# $! !. /0