Page 113 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            gestores,  professores  e  estudantes,  a  análise  do  corpus  desta  pesquisa

                            evidencia tendências  típicas  sobre  o modo  como  eles  lidam  com  a questão

                            das ênfases do curso.



                                            Os  estudantes  enfrentam  a  questão  evidenciando  a


                            necessidade de compreender a Saúde Coletiva pela relação entre o ideal e o

                            real, o que  exige uma mudança de mentalidade para  que a Saúde Coletiva

                            não  se  configure  como  um  capítulo  à  parte  na  sua  formação.  Para  eles,  a

                            integração curricular do curso parece depender mais do ensino propriamente


                            dito  um  dos  estudantes  —  EUEL5  —  chega  a  dizer  que  a  qualidade  da

                            formação depende do tutor e do fazer do aluno.



                                            Já os gestores, por sua vez, tendem a ver a ênfase a partir da

                            matriz  curricular,  valorizando  mecanismos  formativos  e  institucionais  de

                            integração e contando com o apoio da assessoria de uma pedagoga, vêm a

                            possibilidade  de  planejar  ou  a  necessidade  de  acompanhamento  do  que  é

                            efetivamente feito.



                                            Os  professores  preferem  discutir  os  mecanismos  de

                            flexibilização  dessas  ênfases  porque  não  vêem  como  separar  determinados


                            aspectos.  Parece  que  eles  convivem  mais  com  o  dilema  de  garantir  a

                            execução  do  módulo  em  sua  especificidade  de  conteúdos  em  oposição  ao

                            interesse  de  relacionar  o  módulo  com  outros  conteúdos  considerados

                            importantes para a formação do estudante.




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