Page 93 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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geral do médico. Exemplos desses valores são a humanização do
atendimento, a questão do vínculo com o paciente, o conhecimento dos
determinantes do processo saúde-doença, a consciência da realidade social
dos pacientes e o respeito a eles na sua condição de cidadão, todos eles são
objetivos explícitos do Módulo PIN1. Sobre este esforço, diz um dos
professores entrevistados:
A gente já tentou que eles descobrissem “isso”, e eles não
descobrem o suficiente, a gente já tentou fazer isso em situação de
epidemia e, ao mesmo tempo, tentar ver se os serviços também, com
uma coisa mais concreta, acolhem melhor esse estudante no sentido
de dar a ele uma maior direcionalidade. (PUEL4)
Para que a execução do Módulo PIN1 tenha bom êxito, é
necessário que haja uma boa relação com as equipes de saúde nas dez UBSs
dos serviços de saúde onde os estudantes irão atuar por um ano. No entanto,
o que se percebe é certo esgarçamento na relação com os serviços, porque,
no dia-a-dia, é difícil integrar qualitativamente o estudante na rotina da UBS. O
depoimento a seguir é revelador dessa situação:
Algumas Unidades que tinham preparado atividades para os
estudantes foram deixando-as de lado. Pra gente trabalhar um
acolhimento melhor, porque nós dependemos dos serviços para o
êxito do módulo em 50% no mínimo. Acho que por mais esforço que
a gente faça você chega lá, não tem informação, não tem o cadastro
de endereços, não tem quem vai com os estudantes para a rua fazer
os passeios ambientais, conhecer a comunidade, a gente fica de
mãos atadas. Então, nós fizemos várias reuniões com eles para ver
como a gente poderia motivar as coordenadoras num movimento de
superação das difíceis condições de trabalho delas, da mudança do
Secretário Municipal de Saúde, do esfacelamento da Saúde da
Família. Fizemos a reunião com a equipe do Departamento de
Assistência à Saúde — DAS da Prefeitura, para discutir tudo isso e
fomos nos aproximando. (PUEL4)
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