Page 93 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            geral  do  médico.  Exemplos  desses  valores  são  a  humanização  do

                            atendimento,  a  questão  do  vínculo  com  o  paciente,  o  conhecimento  dos

                            determinantes do processo saúde-doença, a consciência da realidade social

                            dos pacientes e o respeito a eles na sua condição de cidadão, todos eles são


                            objetivos  explícitos  do  Módulo  PIN1.  Sobre  este  esforço,  diz  um  dos

                            professores entrevistados:


                                    A  gente  já  tentou  que  eles  descobrissem  “isso”,  e  eles  não
                                    descobrem o suficiente, a gente já tentou fazer isso em situação de
                                    epidemia e, ao mesmo tempo, tentar ver se os serviços também, com
                                    uma coisa mais concreta, acolhem melhor esse estudante no sentido
                                    de dar a ele uma maior direcionalidade. (PUEL4)


                                            Para  que  a  execução  do  Módulo  PIN1  tenha  bom  êxito,  é


                            necessário que haja uma boa relação com as equipes de saúde nas dez UBSs

                            dos serviços de saúde onde os estudantes irão atuar por um ano. No entanto,

                            o que se percebe é certo esgarçamento na relação com os serviços, porque,

                            no dia-a-dia, é difícil integrar qualitativamente o estudante na rotina da UBS. O


                            depoimento a seguir é revelador dessa situação:


                                    Algumas  Unidades  que  tinham  preparado  atividades  para  os
                                    estudantes  foram  deixando-as  de  lado.  Pra  gente  trabalhar  um
                                    acolhimento  melhor,  porque  nós  dependemos  dos  serviços  para  o
                                    êxito do módulo em 50% no mínimo.  Acho que por mais esforço que
                                    a gente faça você chega lá, não tem informação, não tem o cadastro
                                    de endereços, não tem quem vai com os estudantes para a rua fazer
                                    os  passeios  ambientais,  conhecer  a  comunidade,  a  gente  fica  de
                                    mãos atadas. Então, nós fizemos várias reuniões com eles para ver
                                    como a gente poderia motivar as coordenadoras num movimento de
                                    superação das difíceis condições de trabalho delas, da mudança do
                                    Secretário  Municipal  de  Saúde,  do  esfacelamento  da  Saúde  da
                                    Família.  Fizemos  a  reunião  com  a  equipe  do  Departamento  de
                                    Assistência à Saúde — DAS da Prefeitura, para discutir tudo isso e
                                    fomos nos aproximando. (PUEL4)


                                                     4  

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