Page 193 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                6.1.3 Evidência de validade das provas do ENADE

                Considerando os objetivos do ENADE no que diz respeito à influência
           dos cursos nos quais os estudantes estão inseridos, ocorridas durante sua
           trajetória, e também as diferenças dessa influência entre instituições que
           oferecem o mesmo curso, buscou-se na literatura estudos sobre a validade
           das interpretações que poderiam ser feitas a partir dos dados do ENADE.
                Primi  (2005),  realizou  um  trabalho  específico  com  os  resultados
           do  ENADE  2004 analisando  uma  amostra  de 106.936 estudantes  que
           responderam a pelo menos uma das partes da prova. A análise dos dados
           foi feita pelo emprego de duas ANOVAs fatoriais, uma delas considerando o
           escore global na Formação Geral e a outra, o escore global no Componente
           Específico. O estudo teve como variáveis independentes o estudante, o nível
           de desempenho e o curso; e, como variável dependente, o desempenho no
           ENADE.
                Para tanto, baseou-se  nos procedimentos  de pesquisa de validade
           dos testes propostos pela American Educational Research Association, American
           Psychological Association, National Council on Measurement in Education (1999),
           que  podem  ser  divididos  em  cinco  categorias,  conforme  apresentado  no
           quadro a seguir:



























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