Page 193 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
6.1.3 Evidência de validade das provas do ENADE
Considerando os objetivos do ENADE no que diz respeito à influência
dos cursos nos quais os estudantes estão inseridos, ocorridas durante sua
trajetória, e também as diferenças dessa influência entre instituições que
oferecem o mesmo curso, buscou-se na literatura estudos sobre a validade
das interpretações que poderiam ser feitas a partir dos dados do ENADE.
Primi (2005), realizou um trabalho específico com os resultados
do ENADE 2004 analisando uma amostra de 106.936 estudantes que
responderam a pelo menos uma das partes da prova. A análise dos dados
foi feita pelo emprego de duas ANOVAs fatoriais, uma delas considerando o
escore global na Formação Geral e a outra, o escore global no Componente
Específico. O estudo teve como variáveis independentes o estudante, o nível
de desempenho e o curso; e, como variável dependente, o desempenho no
ENADE.
Para tanto, baseou-se nos procedimentos de pesquisa de validade
dos testes propostos pela American Educational Research Association, American
Psychological Association, National Council on Measurement in Education (1999),
que podem ser divididos em cinco categorias, conforme apresentado no
quadro a seguir:
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