Page 195 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade da prova
para detectar diferenças de desempenho entre ingressantes e concluintes
e detectar variações na magnitude dessa diferença que, potencialmente,
poderia ser atribuída aos cursos. O estudo estabeleceu duas suposições:
a) que, de maneira geral, os concluintes têm desempenho maior que os
ingressantes e b) que as diferenças concluintes-ingressantes, favoráveis aos
concluintes, são maiores nos cursos com conceito 5 do que nos cursos com
conceito 4, e assim por diante.
Cabe ressaltar que a estratégia do estudo foi a de interpretar as
diferenças ingressantes-concluintes como indícios de mudança, não
sendo possível estabelecer asserções conclusivas, já que para isso seria
necessário coletar dados de avaliações sucessivas do mesmo estudante
produzindo dados longitudinais e não dados transversais como foi o caso
do ENADE em 2004, avaliando ingressantes e concluintes no mesmo ano.
Foram verificadas as configurações de associações entre desempenho e as
variáveis “momento da formação” e “nível de desempenho do curso”, mais
especificamente, as correlações com a variável de grupo “momento” com
dois níveis correspondentes a dois grupos, cada qual em um momento de
percurso acadêmico.
Primi (2005) concluiu que principalmente na parte do Componente
Específico, foi possível observar os padrões esperados, em relação à validade
do ENADE, para indicar as diferenças entre ingressantes e concluintes e
também para verificar diferenças relacionadas à qualidade dos cursos. É
com esse objetivo que se analisou os resultados obtidos pelos estudantes de
medicina no ENADE 2004.
6. 2 RESULTADOS DO ENADE 2004 – MEDICINA
6.2.1 O desempenho dos estudantes de Medicina frente a outras
áreas de conhecimento
Na primeira versão do ENADE realizada em 2004, foram avaliadas
13 áreas do conhecimento: Agronomia, Educação Física, Enfermagem,
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