Page 195 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                O objetivo  do estudo  foi  buscar evidências  de validade da prova
           para detectar diferenças de desempenho entre ingressantes e concluintes
           e  detectar  variações  na  magnitude  dessa  diferença  que,  potencialmente,
           poderia  ser  atribuída  aos  cursos.  O  estudo  estabeleceu  duas  suposições:
           a)  que,  de  maneira  geral,  os  concluintes  têm  desempenho  maior  que  os
           ingressantes e b) que as diferenças concluintes-ingressantes, favoráveis aos
           concluintes, são maiores nos cursos com conceito 5 do que nos cursos com
           conceito 4, e assim por diante.
                Cabe ressaltar  que  a  estratégia  do  estudo  foi  a de  interpretar as
           diferenças  ingressantes-concluintes  como  indícios  de  mudança,  não
           sendo  possível  estabelecer  asserções  conclusivas,  já que para isso  seria
           necessário  coletar dados  de avaliações  sucessivas  do mesmo  estudante
           produzindo dados longitudinais e não dados transversais como foi o caso
           do ENADE em 2004, avaliando ingressantes e concluintes no mesmo ano.
           Foram verificadas as configurações de associações entre desempenho e as
           variáveis “momento da formação” e “nível de desempenho do curso”, mais
           especificamente, as correlações com a variável de grupo “momento” com
           dois níveis correspondentes a dois grupos, cada qual em um momento de
           percurso acadêmico.
                Primi (2005) concluiu que principalmente na parte do Componente
           Específico, foi possível observar os padrões esperados, em relação à validade
           do ENADE, para indicar as diferenças entre ingressantes e concluintes e
           também  para  verificar  diferenças  relacionadas  à  qualidade  dos  cursos.  É
           com esse objetivo que se analisou os resultados obtidos pelos estudantes de
           medicina no ENADE 2004.




                  6. 2 RESULTADOS DO ENADE 2004 – MEDICINA

                6.2.1 O desempenho dos estudantes de Medicina frente a outras
                áreas de conhecimento

                Na  primeira  versão  do  ENADE  realizada  em  2004, foram  avaliadas
           13 áreas  do  conhecimento:  Agronomia,  Educação  Física,  Enfermagem,


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