Page 200 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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O estudante de medicina brasileiro em 2004, apresentava as seguintes
características: é branco, solteiro, vem de família que ganha até dez salários
mínimos, não recebe bolsa de estudos, não trabalha, mora com a família ou
com os pais que têm como escolaridade mínima o ensino médio ou superior,
lê dois livros ao ano além dos escolares, lê jornais ocasionalmente, se
mantém atualizado pela TV, tem conhecimento praticamente nulo de inglês
e espanhol, utiliza a biblioteca com razoável frequência apesar de considerar
o acervo da biblioteca sua principal fonte de pesquisa, estuda entre uma e
cinco horas semanais, tem o cinema como sua principal atividade de lazer,
tem acesso à internet, tem bom conhecimento de informática e utiliza o
computador para trabalhos escolares e para entretenimento, e considera a
formação profissional a principal contribuição do curso.
O perfil do estudante do curso de medicina da UEL se assemelha
bastante ao perfil nacional da área, tanto dos ingressantes quanto dos
concluintes, apresentando algumas características diferenciadas. Em linhas
gerais, os estudantes da UEL vêm de famílias com melhores condições
financeiras e com nível de formação mais elevado do que a média nacional
da área. Os pontos positivos em que os estudantes da UEL se destacam são
referentes ao número de horas dedicadas ao estudo (área dedica entre uma
e cinco horas, UEL mais de 8 horas semanais); à utilização da biblioteca
(área utiliza com razoável frequência, UEL muito frequentemente); e ao
conhecimento da língua inglesa (área tem conhecimento praticamente nulo,
UEL lê, escreve e fala razoavelmente).
Em relação à leitura de livros além dos escolares, a UEL se destacou
tanto positiva, quanto negativamente. Este foi o único ponto em que o
resultado dos concluintes se diferenciou muito dos ingressantes. Enquanto
a área lê no máximo dois livros ao ano, os ingressantes da UEL lêem entre
dois e cinco, embora os concluintes não leiam nenhum.
A análise do perfil do estudante de medicina da UEL foi aprimorada na
comparação com o perfil das demais escolas selecionadas para o estudo, mas
aqui se pretendeu apenas situar o estudante da UEL em relação ao perfil
da área de medicina em nível nacional para favorecer a interpretação dos
resultados apresentados na sequência.
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