Page 204 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 204
6.2.3 O desempenho dos estudantes de Medicina da UEL em
relação ao desempenho dos estudantes de outras escolas médicas
brasileiras
Procedimentos Metodológicos
Com o objetivo de analisar os resultados obtidos pelos estudantes do
curso de medicina da UEL em relação ao contexto nacional, foram utilizados
os dados do ENADE/2004 de forma a permitir a comparação entre o
desempenho dos estudantes da UEL e o desempenho dos estudantes de
outras escolas médicas do país.
Considerando o interesse em conhecer o desempenho dos estudantes
GRÁFICO 1 - Resultados Medicina - ENADE 2004 - UEL - BRASIL - Formação Geral
da UEL, avaliando o novo currículo do curso que utiliza Metodologias
Ativas de Ensino-aprendizagem, optou-se por comparar os resultados dos
estudantes da UEL no ENADE nos seguintes contextos:
• a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação às
demais Escolas que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-
Aprendizagem, especialmente ABP/PBL e Problematização (MA)
no desenvolvimento do curso de medicina;
• a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação às Escolas
que não utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem
(MNA) no desenvolvimento do curso de medicina;
• a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação à melhor
média entre as Escolas que utilizam Metodologias Ativas de
GRÁFICO 2 - Resultados Medicina ENADE 2004 - UEL- BRASIL-Componente Específico
Ensino-Aprendizagem (2MA) no desenvolvimento do curso de
medicina;
• a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação à melhor
média entre as Escolas que não utilizam Metodologias Ativas de
Ensino-Aprendizagem (1MNA) no desenvolvimento do curso de
medicina;
Tomando por base os resultados obtidos no ENADE 2004, pelos
estudantes dos cursos de medicina que foram selecionados para este estudo,
apresenta-se como hipóteses:
191