Page 204 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 204

6.2.3 O  desempenho  dos  estudantes  de  Medicina  da  UEL  em
                 relação ao desempenho dos estudantes de outras escolas médicas
                 brasileiras

                 Procedimentos Metodológicos
                 Com o objetivo de analisar os resultados obtidos pelos estudantes do
            curso de medicina da UEL em relação ao contexto nacional, foram utilizados
            os  dados  do ENADE/2004 de forma  a permitir  a comparação  entre  o
            desempenho  dos  estudantes  da  UEL  e  o  desempenho  dos  estudantes  de
            outras escolas médicas do país.

                 Considerando o interesse em conhecer o desempenho dos estudantes
 GRÁFICO 1 - Resultados Medicina - ENADE 2004 - UEL - BRASIL - Formação Geral
            da UEL,  avaliando  o  novo  currículo  do  curso  que  utiliza  Metodologias
            Ativas de Ensino-aprendizagem, optou-se por comparar os resultados dos
            estudantes da UEL no ENADE nos seguintes contextos:
                 •   a Universidade  Estadual  de Londrina  (UEL)  em  relação  às
                    demais  Escolas que  utilizam  Metodologias  Ativas  de  Ensino-
                    Aprendizagem, especialmente ABP/PBL e Problematização (MA)
                    no desenvolvimento do curso de medicina;
                 •   a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação às Escolas
                    que não utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem
                    (MNA) no desenvolvimento do curso de medicina;
                 •   a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação à melhor
                    média entre as Escolas  que utilizam Metodologias  Ativas de
 GRÁFICO 2 - Resultados Medicina ENADE 2004 - UEL- BRASIL-Componente Específico
                    Ensino-Aprendizagem (2MA) no desenvolvimento  do curso  de
                    medicina;
                 •   a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em relação à melhor
                    média entre as Escolas que não utilizam Metodologias Ativas de
                    Ensino-Aprendizagem (1MNA) no desenvolvimento do curso de
                    medicina;

                 Tomando  por base os  resultados  obtidos  no  ENADE  2004, pelos
            estudantes dos cursos de medicina que foram selecionados para este estudo,
            apresenta-se como hipóteses:


                                                                         191
   199   200   201   202   203   204   205   206   207   208   209