Page 201 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                Resultados de Ingressantes e Concluintes na Formação Geral e no
                Componente Específico
                Os  resultados  obtidos  pela  UEL  em  2004, a partir do  desempenho
                                                                    31
           dos estudantes de medicina, encontram-se no Relatório do Curso  que é
           dirigido ao Coordenador de cada Instituição  de Ensino  Superior.  Neste
           relatório são apresentados os resultados dos estudantes da instituição em
           comparação com a média nacional da área (ingressantes e concluintes), em
           cada uma das partes da prova: Formação Geral e Componente Específico
           (Questões Objetivas e Questões Discursivas).
                Os  números  gerais  de  2004 relativos  à  Instituição  (UEL)  e  à  Área
           (Brasil) encontram-se na Tabela 5.
                Considerando o resultado geral da prova, verifica-se que os estudantes
           da UEL obtiveram melhor desempenho do que a média dos estudantes de
           medicina do país. Na Formação Geral, os ingressantes da UEL estão 13,5
           (treze  vírgula cinco)  pontos  percentuais  acima  da média,  enquanto  os
           concluintes estão 7,2 (sete vírgula dois) pontos percentuais. No Componente
           Específico, ainda com desempenho melhor, os ingressantes da UEL estão 3
           (três) pontos acima da média nacional, enquanto os concluintes estão 8,4
           (oito vírgula quatro) pontos acima da média. Esses resultados indicam que
           o estudante da UEL entra mais preparado no curso do que a média nacional
           dos estudantes de medicina.
                Se   considerarmos,  hipoteticamente,  conforme  explicitado
           anteriormente, que o perfil do ingressante de hoje se assemelha ao perfil
           do concluinte atual, quando ingressante, poder-se-ia supor que o estudante
           da UEL, além de ingressar no curso com melhores condições, durante sua
           trajetória na instituição essa diferença para melhor, não apenas se mantém,
           como  é  ampliada,  passando  de  3 (três)  pontos  percentuais  para 8 (oito)






                 31. Relatório do Curso de Medicina da UEL – ENADE 2004. Instituto Nacional
                 de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/Mec. Brasília, DF,
                 2005. 21p.



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