Page 205 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 205
C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
a) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
quando comparados com os estudantes de medicina do Brasil;
b) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
quando comparados com estudantes de outros cursos de medicina
que utilizam metodologias de ensino semelhantes;
c) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
quando comparados com estudantes de outros cursos de medicina
que utilizam metodologias de ensino diferentes;
d) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho quando
comparados com estudantes dos cursos de medicina que obtiveram
os melhores resultados no ENADE;
a) Amostra
Com base na definição inicial dos grupos a serem analisados, a
amostragem intencional foi composta de acordo com os seguintes critérios:
• Indicação por especialistas;
• Distribuição por organização acadêmica (Universidades e
Faculdades);
• Distribuição por categoria administrativa (Federais, Estaduais e
Particulares);
• Regionalização (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste);
• Estadualização (Paraná); e
• Participação no ENADE 2004.
As opções em relação às escolas de metodologias ativas ficaram bastante
reduzidas em função do pequeno número existente à época. Como muitas
escolas haviam introduzido as inovações curriculares há pouco tempo,
foi necessário incluir no grupo, escolas que ainda não haviam formado a
primeira turma, e, portanto, não receberam conceito no ENADE. Nesses
casos, foram utilizados apenas os resultados dos ingressantes.
Em relação às escolas que utilizam métodos tradicionais de ensino,
apesar de serem em grande número, a dificuldade na escolha se deu pelo
192