Page 205 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 205

C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                 a) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
                 quando comparados com os estudantes de medicina do Brasil;
                 b) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
                 quando comparados com estudantes de outros cursos de medicina
                 que utilizam metodologias de ensino semelhantes;
                 c) Os estudantes da UEL apresentam bom desempenho no ENADE
                 quando comparados com estudantes de outros cursos de medicina
                 que utilizam metodologias de ensino diferentes;
                 d)  Os  estudantes  da  UEL  apresentam  bom  desempenho  quando
                 comparados com estudantes dos cursos de medicina que obtiveram
                 os melhores resultados no ENADE;


                a)  Amostra
                Com  base  na  definição  inicial  dos  grupos  a  serem  analisados,  a
           amostragem intencional foi composta de acordo com os seguintes critérios:
                •   Indicação por especialistas;
                •   Distribuição  por  organização  acadêmica  (Universidades  e
                   Faculdades);
                •   Distribuição por categoria administrativa (Federais, Estaduais e
                   Particulares);
                •   Regionalização (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste);
                •   Estadualização (Paraná); e
                •   Participação no ENADE 2004.

                As opções em relação às escolas de metodologias ativas ficaram bastante
           reduzidas em função do pequeno número existente à época. Como muitas
           escolas  haviam introduzido  as inovações  curriculares  há pouco  tempo,
           foi necessário incluir no grupo, escolas que ainda não haviam formado a
           primeira turma, e, portanto, não receberam conceito no ENADE. Nesses
           casos, foram utilizados apenas os resultados dos ingressantes.
                Em relação às escolas que utilizam métodos tradicionais de ensino,
           apesar de serem em grande número, a dificuldade na escolha se deu pelo

           192
   200   201   202   203   204   205   206   207   208   209   210