Page 208 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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apenas os que foram publicizados e encontram-se disponíveis no sítio do
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            INEP/MEC, Resultados do ENADE 2004 . Em relação aos demais dados
            utilizados, apresentados por questão, teve-se acesso apenas aos resultados
            dos grupos, sem que se identificassem as instituições.

                 Além dos dados da UEL, se teve acesso aos dados específicos de apenas
            duas  instituições,  ainda  assim  sem  identificação  dos  nomes,  para  que  se
            comparassem  os dados  das melhores  escolas,  considerando  as maiores
            médias obtidas pelos estudantes, em cada uma das categorias analisadas
            (MA e MNA).
                 As variáveis consideradas para analisar os resultados no ENADE 2004
            foram as seguintes:

                 Notas brutas e por cada questão:
                  1.  na parte objetiva da formação geral;
                  2.  na parte discursiva da formação geral;
                  3.  na formação geral, como um todo;
                  4.  na parte objetiva do componente específico;
                  5.  na parte discursiva do componente específico;
                  6.  no componente específico como um todo; e
                  7.  na prova total;


                 As análises descritivas e estatísticas  foram realizadas no programa
            estatístico SPSS versão 12.  A escolha das análises estatísticas utilizadas se
            deu a partir dos seguintes aspectos:

                 •   Teste Mann-Whitney: Baseado em soma de postos (posição no
                    conjunto ordenado) determina qual grupo é maior que o outro
                    quando  a  diferença  é  significativa  (e  não  a  mediana).  No  caso
                    dos dados analisados,  observou-se que a maioria  das variáveis
                    não  seguiu  a distribuição  Normal (não  gaussiana)  através  do





                  32.  http://www.inep.gov.br/superior/enade/consulta/

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