Page 208 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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apenas os que foram publicizados e encontram-se disponíveis no sítio do
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INEP/MEC, Resultados do ENADE 2004 . Em relação aos demais dados
utilizados, apresentados por questão, teve-se acesso apenas aos resultados
dos grupos, sem que se identificassem as instituições.
Além dos dados da UEL, se teve acesso aos dados específicos de apenas
duas instituições, ainda assim sem identificação dos nomes, para que se
comparassem os dados das melhores escolas, considerando as maiores
médias obtidas pelos estudantes, em cada uma das categorias analisadas
(MA e MNA).
As variáveis consideradas para analisar os resultados no ENADE 2004
foram as seguintes:
Notas brutas e por cada questão:
1. na parte objetiva da formação geral;
2. na parte discursiva da formação geral;
3. na formação geral, como um todo;
4. na parte objetiva do componente específico;
5. na parte discursiva do componente específico;
6. no componente específico como um todo; e
7. na prova total;
As análises descritivas e estatísticas foram realizadas no programa
estatístico SPSS versão 12. A escolha das análises estatísticas utilizadas se
deu a partir dos seguintes aspectos:
• Teste Mann-Whitney: Baseado em soma de postos (posição no
conjunto ordenado) determina qual grupo é maior que o outro
quando a diferença é significativa (e não a mediana). No caso
dos dados analisados, observou-se que a maioria das variáveis
não seguiu a distribuição Normal (não gaussiana) através do
32. http://www.inep.gov.br/superior/enade/consulta/
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