Page 211 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
Primeiro em relação à prova como um todo, e em seguida em relação a cada
uma das questões do componente específico.
Para tanto foram utilizadas as análises descritivas e estatísticas dos
resultados dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL),
os resultados dos estudantes das Escolas que utilizam Metodologias Ativas
de Ensino-aprendizagem (MA), e o resultado das Escolas que não utilizam
Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem (MNA), divididos entre
concluintes e ingressantes.
As análises consideraram as médias obtidas em cada uma das variáveis
propostas e ainda a proporção de acertos dos estudantes ingressantes e
concluintes em cada questão de múltipla escolha do componente específico
(Questões 9 a 28). Nas questões discursivas (1 a 8), as análises se basearam
nas médias obtidas pelos estudantes em cada uma delas. Além das análises
estatísticas, utilizou-se para a compreensão dos resultados a classificação dos
percentuais de acerto nas questões, distribuídos nas seguintes categorias:
QUADRO 5 - Categorização do Percentual de Acertos nas questões do ENADE 2004
PERCENTUAL DE ACERTO DESEMPENHO
Entre 85% e 100% de acerto Excelente
Entre 55% e 84% de acerto Bom
Entre 40% e 54% de acerto Regular
Entre 0% e 39% de acerto Insatisfatório
a) Resultados da UEL em relação ao Grupo MA
Analisando a próxima Tabela, percebe-se que os concluintes da UEL
apresentam melhor média em todas as variáveis analisadas e na prova
de um modo geral, sendo que todas as diferenças são significativas. Já os
ingressantes da UEL apresentam melhor média apenas na formação geral,
onde a diferença em todas as variáveis é significativa.
No componente específico, os ingressantes do grupo MA apresentam
melhor média, embora em nenhuma variável, estas sejam significativas. No
geral da prova, os ingressantes da UEL apresentam melhor média, mas a
diferença também não é significativa.
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