Page 211 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           Primeiro em relação à prova como um todo, e em seguida em relação a cada
           uma das questões do componente específico.
                 Para tanto foram utilizadas as análises descritivas e estatísticas dos
           resultados  dos estudantes  da  Universidade Estadual  de Londrina (UEL),
           os resultados dos estudantes das Escolas que utilizam Metodologias Ativas
           de Ensino-aprendizagem (MA), e o resultado das Escolas que não utilizam
           Metodologias  Ativas  de  Ensino-aprendizagem  (MNA),  divididos  entre
           concluintes e ingressantes.
                As análises consideraram as médias obtidas em cada uma das variáveis
           propostas e ainda a proporção de acertos  dos estudantes  ingressantes  e
           concluintes em cada questão de múltipla escolha do componente específico
           (Questões 9 a 28). Nas questões discursivas (1 a 8), as análises se basearam
           nas médias obtidas pelos estudantes em cada uma delas. Além das análises
           estatísticas, utilizou-se para a compreensão dos resultados a classificação dos
           percentuais de acerto nas questões, distribuídos nas seguintes categorias:


           QUADRO 5 - Categorização do Percentual de Acertos nas questões do ENADE 2004

                 PERCENTUAL DE ACERTO                DESEMPENHO
                  Entre 85% e 100% de acerto            Excelente
                   Entre 55% e 84% de acerto              Bom
                   Entre 40% e 54% de acerto             Regular
                   Entre 0% e 39% de acerto            Insatisfatório


                a)  Resultados da UEL em relação ao Grupo MA
                Analisando a próxima Tabela, percebe-se que os concluintes da UEL
           apresentam  melhor  média  em  todas  as  variáveis  analisadas  e  na  prova
           de um modo geral, sendo que todas as diferenças são significativas. Já os
           ingressantes da UEL apresentam melhor média apenas na formação geral,
           onde a diferença em todas as variáveis é significativa.
                No componente específico, os ingressantes do grupo MA apresentam
           melhor média, embora em nenhuma variável, estas sejam significativas. No
           geral da prova, os ingressantes da UEL apresentam melhor média, mas a
           diferença também não é significativa.

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