Page 210 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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TABELA 7 - Comparativo dos resultados de ingressantes e concluintes em cada
uma das partes da Prova de Medicina do ENADE 2004
BRASIL UEL MNA MA
CONCLUINTE
média média média média
parte objetiva na formação geral 61,2 72,76 67,12 58,19
Parte discursiva na formação geral 49,0 49,52 53,24 41,85
Formação geral 56,3 63,46 61,57 51,65
Parte objetiva no componente específi co 63,4 73,53 71,76 64,88
Parte discursiva no componente específi co 36,5 43,57 40,19 35,73
Componente específi co 47,2 55,56 52,82 47,39
Prova 49,5 57,55 55,02 48,46
BRASIL UEL MNA MA
INGRESSANTE
média média média média
Parte objetiva na formação geral 58,3 74,04 59,38 64,89
Parte discursiva na formação geral 46,5 56,41 45,21 50,58
Formação geral 53,5 66,99 53,71 59,17
Parte objetiva no componente específi co 36,8 41,11 35,88 42,14
Parte discursiva no componente específi co 8,1 10,28 6,96 12,26
Componente específi co 19,6 22,61 18,53 24,21
Prova 28,1 33,71 27,34 32,96
= Melhor Média
= Melhor Média
Levando em conta as médias dos grupos de estudantes, tanto os
concluintes quanto os ingressantes da UEL apresentaram melhores
resultados na prova como um todo, e em cada uma de suas partes, com
exceção da parte discursiva da Formação Geral, onde os estudantes do
Grupo MNA obtiveram melhores resultados.
Cabe ressaltar as limitações de se considerar apenas as médias obtidas
pelos grupos de estudantes de cada escola, e ainda o fato de que esta
comparação não foi analisada estatisticamente para saber se a diferença a
maior para a UEL é realmente signifi cativa, já que os grupos UEL, MA e MNA
integram o grupo Brasil, não sendo, portanto, amostras independentes.
Para compreender esses dados, e poder analisá-los estatisticamente,
foram comparados os resultados dos estudantes da UEL com cada um
dos grupos propostos pelo estudo, analisando as diferenças apresentadas.
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