Page 210 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 210

TABELA 7 - Comparativo dos resultados de ingressantes e concluintes em cada
            uma das partes da Prova de Medicina do  ENADE  2004
                                             BRASIL   UEL     MNA      MA
                      CONCLUINTE
                                              média   média   média   média
             parte objetiva na  formação geral  61,2  72,76   67,12   58,19
             Parte discursiva na formação geral  49,0  49,52  53,24   41,85
             Formação geral                   56,3    63,46   61,57   51,65
             Parte objetiva no  componente específi co  63,4  73,53  71,76  64,88
             Parte discursiva no componente específi co  36,5  43,57  40,19  35,73
             Componente específi co           47,2    55,56   52,82   47,39
             Prova                            49,5    57,55   55,02   48,46
                                             BRASIL   UEL     MNA      MA
                      INGRESSANTE
                                              média   média   média   média
             Parte objetiva na formação geral  58,3   74,04   59,38   64,89
             Parte discursiva na formação geral  46,5  56,41  45,21   50,58
             Formação geral                   53,5    66,99   53,71   59,17
             Parte objetiva no componente específi co  36,8  41,11  35,88  42,14
             Parte discursiva no componente específi co  8,1  10,28  6,96  12,26
             Componente específi co           19,6    22,61   18,53   24,21
             Prova                            28,1    33,71   27,34   32,96

               = Melhor Média
               = Melhor Média
                 Levando  em  conta  as  médias  dos  grupos  de  estudantes,  tanto  os
            concluintes  quanto  os ingressantes  da UEL apresentaram  melhores
            resultados na prova como um todo, e em cada uma de suas partes, com
            exceção  da  parte  discursiva  da   Formação  Geral,  onde  os  estudantes  do
            Grupo MNA obtiveram melhores resultados.
                 Cabe ressaltar as limitações de se considerar apenas as médias obtidas
            pelos  grupos  de  estudantes  de  cada  escola,  e  ainda  o  fato  de  que  esta
            comparação não foi analisada estatisticamente para saber se a diferença a
            maior para a UEL é realmente signifi cativa, já que os grupos UEL, MA e MNA
            integram o grupo Brasil, não sendo, portanto, amostras independentes.
                 Para compreender esses dados, e poder analisá-los estatisticamente,
            foram  comparados  os  resultados  dos  estudantes  da UEL  com  cada  um
            dos grupos propostos pelo estudo, analisando as diferenças apresentadas.

                                                                         197
   205   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215