Page 209 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                   teste  Kolmogorov-Smirnov. Assim,  foi utilizado  um teste  não-
                   paramétrico  ao invés do Teste t-student  para duas amostras
                   independentes.  Apesar do número  de estudantes  no ENADE
                   ser muito grande, o que justificaria o uso do teste t-student, no
                   caso das escolas estudadas, a amostra é pequena e a maioria das
                   variáveis não seguiu a distribuição normal.

                •   Teste Qui-quadrado de Pearson: Permite verificar se a frequência
                   absoluta observada de uma variável é significativamente diferente
                   da distribuição de frequência absoluta esperada. No caso de duas
                   variáveis categóricas, utilizou-se para verificar se as variáveis são
                   independentes. Tendo como suposição necessária que menos de
                   20% dos valores esperados  sejam  menores  de 5, quando esta
                   suposição não foi satisfeita, juntou-se as duas primeiras categorias
                   e as duas últimas categorias.

                •   Teste para Proporções de acertos: Semelhante ao teste t-student
                   para duas amostras independentes, foi utilizado com o objetivo de
                   verificar se há diferença entre dois grupos a respeito da proporção
                   de acertos nas questões.
                Para cada um dos grupos fez-se uma análise separada, considerando
           ingressantes e concluintes, pois além de ser verificada uma diferença muito
           grande entre eles, o estudo não tem por objetivo comparar o desempenho
           de ingressantes e concluintes de uma mesma instituição e sim comparar o
           desempenho de cada uma das categorias entre instituições diferentes.


                Resultados e discussão
                Para analisar o desempenho dos estudantes da UEL com as demais
           instituições, comparou-se o resultado geral obtido em cada uma das partes
           da prova, por cada grupo de estudantes:  a área de medicina  como  um
           todo  (BRASIL),  os  estudantes  da UEL  (UEL),  os  estudantes  das  escolas
           que não utilizam  metodologias ativas  de ensino-aprendizagem (MNA),
           e  os  estudantes  das  escolas  que  utilizam  metodologias  ativas  de  ensino-
           aprendizagem (MA).


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