Page 209 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
teste Kolmogorov-Smirnov. Assim, foi utilizado um teste não-
paramétrico ao invés do Teste t-student para duas amostras
independentes. Apesar do número de estudantes no ENADE
ser muito grande, o que justificaria o uso do teste t-student, no
caso das escolas estudadas, a amostra é pequena e a maioria das
variáveis não seguiu a distribuição normal.
• Teste Qui-quadrado de Pearson: Permite verificar se a frequência
absoluta observada de uma variável é significativamente diferente
da distribuição de frequência absoluta esperada. No caso de duas
variáveis categóricas, utilizou-se para verificar se as variáveis são
independentes. Tendo como suposição necessária que menos de
20% dos valores esperados sejam menores de 5, quando esta
suposição não foi satisfeita, juntou-se as duas primeiras categorias
e as duas últimas categorias.
• Teste para Proporções de acertos: Semelhante ao teste t-student
para duas amostras independentes, foi utilizado com o objetivo de
verificar se há diferença entre dois grupos a respeito da proporção
de acertos nas questões.
Para cada um dos grupos fez-se uma análise separada, considerando
ingressantes e concluintes, pois além de ser verificada uma diferença muito
grande entre eles, o estudo não tem por objetivo comparar o desempenho
de ingressantes e concluintes de uma mesma instituição e sim comparar o
desempenho de cada uma das categorias entre instituições diferentes.
Resultados e discussão
Para analisar o desempenho dos estudantes da UEL com as demais
instituições, comparou-se o resultado geral obtido em cada uma das partes
da prova, por cada grupo de estudantes: a área de medicina como um
todo (BRASIL), os estudantes da UEL (UEL), os estudantes das escolas
que não utilizam metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MNA),
e os estudantes das escolas que utilizam metodologias ativas de ensino-
aprendizagem (MA).
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