Page 207 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL




           Universidade Federal de São Paulo  UNIFESP  MNA 02  5      60

           Universidade Federal do Paraná  UFPR   MNA 03      4       91

           Universidade Federal do Rio Grande   UFRGS  MNA 04  4     222**
           do Sul

           Universidade Federal do Rio de Janeiro  UFRJ  MNA 05  5    79


           Universidade Federal de Pernambuco  UFPE  MNA 06   3      107**

           Universidade Estadual de Maringá  UEM  MNA 07      5       55

           Universidade Estadual do Oeste do   UNIOESTE MNA 08  5     62
           Paraná

           * A UNESP utiliza metodologias ativas apenas em parte do curso
           ** A totalidade dos alunos participou do Exame por definição do INEP, em função da dificuldade de
           composição da amostra por problemas na aplicação do Exame anterior (ENC – 2003)


                Dessa forma foram compostos os seguintes Grupos:
                   •   UEL;
                   •   Grupo MA (Escolas que utilizam Metodologias Ativas, exceto
                       a UEL);
                   •   Grupo MNA (Escolas que não utilizam Metodologias Ativas);




                b)  Tratamento e análise dos dados

                As bases  do  ENADE 2004 eram apresentadas  no programa SAS
           System for Windows (Release 8.02 TS Level 02M0). Para que o curso de
           medicina pudesse ser analisado, o Departamento de Estatísticas e Avaliação
           da Educação  Superior –  DEAES/INEP/MEC,  por meio  de  sua  assessoria
           estatística, criou e disponibilizou um banco de dados específico do curso
           de  medicina,  contendo  os  resultados  de  ingressantes  e  concluintes  das
           instituições  sugeridas.  Os  dados  onde  se  identificam  as  instituições  são


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