Page 207 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP MNA 02 5 60
Universidade Federal do Paraná UFPR MNA 03 4 91
Universidade Federal do Rio Grande UFRGS MNA 04 4 222**
do Sul
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ MNA 05 5 79
Universidade Federal de Pernambuco UFPE MNA 06 3 107**
Universidade Estadual de Maringá UEM MNA 07 5 55
Universidade Estadual do Oeste do UNIOESTE MNA 08 5 62
Paraná
* A UNESP utiliza metodologias ativas apenas em parte do curso
** A totalidade dos alunos participou do Exame por definição do INEP, em função da dificuldade de
composição da amostra por problemas na aplicação do Exame anterior (ENC – 2003)
Dessa forma foram compostos os seguintes Grupos:
• UEL;
• Grupo MA (Escolas que utilizam Metodologias Ativas, exceto
a UEL);
• Grupo MNA (Escolas que não utilizam Metodologias Ativas);
b) Tratamento e análise dos dados
As bases do ENADE 2004 eram apresentadas no programa SAS
System for Windows (Release 8.02 TS Level 02M0). Para que o curso de
medicina pudesse ser analisado, o Departamento de Estatísticas e Avaliação
da Educação Superior – DEAES/INEP/MEC, por meio de sua assessoria
estatística, criou e disponibilizou um banco de dados específico do curso
de medicina, contendo os resultados de ingressantes e concluintes das
instituições sugeridas. Os dados onde se identificam as instituições são
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