Page 206 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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fato de algumas escolas indicadas por especialistas (tidas como referência
            nacional),  não poderem  ser incluídas  na análise  por não terem  feito  o
            Exame,  como  por exemplo,  as estaduais  paulistas  que, pela lei, estavam
            desobrigadas de participar do ENADE.

                 Cabe esclarecer que as escolas foram escolhidas antes que se tivesse
            acesso  aos  resultados  obtidos  por  seus  estudantes.  Com  isso,  definiu-se
            por analisar os resultados de 15 (quinze) escolas médicas: a Universidade
            Estadual de Londrina, 7 (sete) escolas que utilizavam metodologias ativas e
            7 (sete) escolas que não utilizavam metodologias ativas de ensino, conforme
            Tabela a seguir.



            TABELA  6 - Conceitos  das instituições  analisadas  e número  de alunos  que
            Participaram do ENADE 2004.


             NOME DA INSTITUIÇÃO           SIGLA   CÓDIGO  CONCEITO  ALUNOS


             Universidade Estadual de Londrina  UEL  MA 01     5      156**

             Faculdade de Medicina de Marília  FAMEMA  MA 02   5       64

             Pontifícia Universidade Católica do   PUCPR  MA 03  4     96
             Paraná

             Universidade Estadual de Santa Cruz  UESC  MA 04  SC    50

             Universidade Federal de Roraima  UFRR  MA 05      4       50

             Escola Superior de Ciências da Saúde  ESCS  MA 06  SC     50

             Universidade para o Desenvolvimento   UNIDERP  MA 07  SC  46
             do Estado e da Região do Pantanal
             Universidade Estadual Paulista Júlio   UNESP  MA 08*  4   63
             de Mesquita Filho - Botucatu  (Botucatu)
             Faculdade de Ciências Médicas da   FCMSCSP  MNA 01  5     64
             Santa Casa São Paulo


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