Page 206 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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fato de algumas escolas indicadas por especialistas (tidas como referência
nacional), não poderem ser incluídas na análise por não terem feito o
Exame, como por exemplo, as estaduais paulistas que, pela lei, estavam
desobrigadas de participar do ENADE.
Cabe esclarecer que as escolas foram escolhidas antes que se tivesse
acesso aos resultados obtidos por seus estudantes. Com isso, definiu-se
por analisar os resultados de 15 (quinze) escolas médicas: a Universidade
Estadual de Londrina, 7 (sete) escolas que utilizavam metodologias ativas e
7 (sete) escolas que não utilizavam metodologias ativas de ensino, conforme
Tabela a seguir.
TABELA 6 - Conceitos das instituições analisadas e número de alunos que
Participaram do ENADE 2004.
NOME DA INSTITUIÇÃO SIGLA CÓDIGO CONCEITO ALUNOS
Universidade Estadual de Londrina UEL MA 01 5 156**
Faculdade de Medicina de Marília FAMEMA MA 02 5 64
Pontifícia Universidade Católica do PUCPR MA 03 4 96
Paraná
Universidade Estadual de Santa Cruz UESC MA 04 SC 50
Universidade Federal de Roraima UFRR MA 05 4 50
Escola Superior de Ciências da Saúde ESCS MA 06 SC 50
Universidade para o Desenvolvimento UNIDERP MA 07 SC 46
do Estado e da Região do Pantanal
Universidade Estadual Paulista Júlio UNESP MA 08* 4 63
de Mesquita Filho - Botucatu (Botucatu)
Faculdade de Ciências Médicas da FCMSCSP MNA 01 5 64
Santa Casa São Paulo
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