Page 216 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 216

média dos concluintes da UEL é 73,53 e do grupo MA é 64,88, sendo a
            diferença estatisticamente significante. A média dos ingressantes da UEL é
            41,11 e dos ingressantes do grupo MA é 42,14.
                 A média geral no  componente  específico  é  bastante  prejudicada
            pelo  desempenho  de ambas as categorias  dos dois  grupos nas questões
            discursivas. É principalmente nessas questões que se identifica a diferença
            de desempenho entre ingressantes e concluintes na prova do ENADE.
                 A média dos concluintes  da UEL nas questões  discursivas  do
            componente  específico  é  43,57  e  dos  concluintes  do  grupo  MA  é  35,73,
            sendo a UEL significativamente superior, mas ambos os grupos com média
            muito inferior à obtida nas questões objetivas. Com os ingressantes isso
            ocorre de forma mais expressiva. Os estudantes da UEL obtiveram média
            10,28 e os estudantes do grupo MA 12,26, muito abaixo do desempenho
            mostrado nas questões objetivas.
                 Comparando finalmente os dois grupos, UEL e grupo MA, entre os
            concluintes a diferença é significativa, tendo a UEL os melhores resultados.
            Entre os ingressantes, o resultado é considerado estatisticamente equivalente.

                 b)  Resultados da UEL em relação ao Grupo MNA

                 Comparando os resultados dos estudantes da UEL e do grupo MNA,
            conforme Tabela a seguir, verifica-se que os concluintes da UEL apresentam
            melhor média na formação geral, no componente específico e na prova como
            um  todo.  Também  apresentam  melhor  média  na  parte  objetiva,  tanto  na
            formação geral, quanto no componente específico e nas questões discursivas
            do componente específico. Embora as médias da UEL sejam superiores, só
            existe diferença significativa entre os grupos na parte objetiva da formação
            geral. O grupo MNA apresenta melhor média apenas na parte discursiva da
            formação geral, e essa diferença é significativa.
                 Mesmo os estudantes da UEL tendo apresentado a melhor média em
            praticamente todas as variáveis, os concluintes dos dois grupos apresentam
            resultados equivalentes. Já em relação aos ingressantes, o desempenho dos
            estudantes da UEL é superior ao desempenho do grupo MNA. Em todas as
            variáveis os estudantes da UEL apresentam melhores médias e em todas,
            essa diferença é significativa, com exceção da parte objetiva do componente
            específico onde os resultados são equivalentes.

                                                                         203
   211   212   213   214   215   216   217   218   219   220   221