Page 216 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 216
média dos concluintes da UEL é 73,53 e do grupo MA é 64,88, sendo a
diferença estatisticamente significante. A média dos ingressantes da UEL é
41,11 e dos ingressantes do grupo MA é 42,14.
A média geral no componente específico é bastante prejudicada
pelo desempenho de ambas as categorias dos dois grupos nas questões
discursivas. É principalmente nessas questões que se identifica a diferença
de desempenho entre ingressantes e concluintes na prova do ENADE.
A média dos concluintes da UEL nas questões discursivas do
componente específico é 43,57 e dos concluintes do grupo MA é 35,73,
sendo a UEL significativamente superior, mas ambos os grupos com média
muito inferior à obtida nas questões objetivas. Com os ingressantes isso
ocorre de forma mais expressiva. Os estudantes da UEL obtiveram média
10,28 e os estudantes do grupo MA 12,26, muito abaixo do desempenho
mostrado nas questões objetivas.
Comparando finalmente os dois grupos, UEL e grupo MA, entre os
concluintes a diferença é significativa, tendo a UEL os melhores resultados.
Entre os ingressantes, o resultado é considerado estatisticamente equivalente.
b) Resultados da UEL em relação ao Grupo MNA
Comparando os resultados dos estudantes da UEL e do grupo MNA,
conforme Tabela a seguir, verifica-se que os concluintes da UEL apresentam
melhor média na formação geral, no componente específico e na prova como
um todo. Também apresentam melhor média na parte objetiva, tanto na
formação geral, quanto no componente específico e nas questões discursivas
do componente específico. Embora as médias da UEL sejam superiores, só
existe diferença significativa entre os grupos na parte objetiva da formação
geral. O grupo MNA apresenta melhor média apenas na parte discursiva da
formação geral, e essa diferença é significativa.
Mesmo os estudantes da UEL tendo apresentado a melhor média em
praticamente todas as variáveis, os concluintes dos dois grupos apresentam
resultados equivalentes. Já em relação aos ingressantes, o desempenho dos
estudantes da UEL é superior ao desempenho do grupo MNA. Em todas as
variáveis os estudantes da UEL apresentam melhores médias e em todas,
essa diferença é significativa, com exceção da parte objetiva do componente
específico onde os resultados são equivalentes.
203