Page 219 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 219
C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
- Ingressante UEL e MNA – Questões Objetivas
Analisando o desempenho dos ingressantes da UEL e do grupo MNA,
em 9 das 17 questões, os estudantes da UEL apresentam maior percentual
de acerto e em nenhuma a diferença é significativa. Entre as 7 questões que
o grupo MNA obteve percentual de acerto maior, apenas na questão 22 a
diferença é significativa. Na questão 26, ambos tiveram o mesmo índice de
acerto.
Levando-se em conta os percentuais de acerto nas questões objetivas,
os ingressantes apresentam os seguintes resultados:
TABELA 14 - Percentual de Acertos dos Ingressantes UEL e MNA - Questões
Objetivas
INSTITUIÇÃO UEL MNA
Percentual de acerto Nº Questões Nº Questões
Entre 85 e 100% 2 9,10 0 -
Entre 55 e 84% 4 15,19,24,28 6 9,10,15,16,24,28
Entre 40 e 54% 1 16 1 19
11,13,17,18,20,22, 11,13,17,18,20,
Entre 0 e 39% 10 10
23, 25,26,27 22,23, 25,26,27
Embora não haja diferenças significativas entre os grupos considerando
o percentual de acertos, os ingressantes da UEL tiveram desempenho
superior aos ingressantes do grupo MNA no componente específico. Estes
apresentaram percentual de acerto mais alto como se verifica na distribuição
demonstrada acima, onde os ingressantes do grupo MNA não obtiveram
entre 85% e 100% de acerto em nenhuma questão.
- Concluintes UEL e MNA – Questões Discursivas
Nas questões discursivas do componente específico, observando
a média obtida pelos concluintes, os estudantes da UEL apresentam as
melhores médias em 6 das 10 questões. Entre estas, a diferença é significativa
em 3 (5,8 e 9) indicando o melhor desempenho dos estudantes da UEL. Os
concluintes do grupo MNA obtiveram melhor desempenho em 4 questões,
206