Page 219 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 219

C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                - Ingressante UEL e MNA – Questões Objetivas

                Analisando o desempenho dos ingressantes da UEL e do grupo MNA,
           em 9 das 17 questões, os estudantes da UEL apresentam maior percentual
           de acerto e em nenhuma a diferença é significativa. Entre as 7 questões que
           o grupo MNA obteve percentual de acerto maior, apenas na questão 22 a
           diferença é significativa. Na questão 26, ambos tiveram o mesmo índice de
           acerto.
                Levando-se em conta os percentuais de acerto nas questões objetivas,
           os ingressantes apresentam os seguintes resultados:


           TABELA 14 -  Percentual  de Acertos  dos Ingressantes  UEL e MNA - Questões
           Objetivas
               INSTITUIÇÃO               UEL                  MNA
             Percentual de acerto  Nº    Questões      Nº      Questões
               Entre 85 e 100%   2         9,10        0          -
                Entre 55 e 84%   4      15,19,24,28    6     9,10,15,16,24,28
                Entre 40 e 54%   1          16         1          19
                                      11,13,17,18,20,22,     11,13,17,18,20,
                Entre 0 e 39%   10                     10
                                        23, 25,26,27         22,23, 25,26,27

                Embora não haja diferenças significativas entre os grupos considerando
           o  percentual  de  acertos,  os  ingressantes  da  UEL  tiveram  desempenho
           superior aos ingressantes do grupo MNA no componente específico. Estes
           apresentaram percentual de acerto mais alto como se verifica na distribuição
           demonstrada acima, onde os ingressantes do grupo MNA não obtiveram
           entre 85% e 100% de acerto em nenhuma questão.


                - Concluintes UEL e MNA – Questões Discursivas
                Nas  questões  discursivas  do  componente  específico,  observando
           a média obtida pelos  concluintes,  os estudantes  da UEL apresentam  as
           melhores médias em 6 das 10 questões. Entre estas, a diferença é significativa
           em 3 (5,8 e 9) indicando o melhor desempenho dos estudantes da UEL. Os
           concluintes do grupo MNA obtiveram melhor desempenho em 4 questões,

           206
   214   215   216   217   218   219   220   221   222   223   224