Page 222 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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resultados dos grupos MA e MNA, e levando em conta ainda que no grupo
            MA, poucas escolas possuíam concluintes, para confirmar os resultados da
            UEL, optou-se por comparar a UEL diretamente com outras escolas. Para
            tanto,  identificou-se  a  maior  média  obtida  no  ENADE por escolas  que
            utilizam cada uma das metodologias: a maior média do Grupo MNA (MNA)
            e a maior média do Grupo MA. Como a maior média do Grupo MA foi a
            própria UEL, nesse caso, comparou-se a UEL com a segunda melhor média
            MA (2MA).
                 Para a análise estatística,  utilizou-se  o  Teste  Qui-quadrado  de
            Pearson,  utilizado  nas  demais  análises,  que  permite  verificar  se  a
            frequência  absoluta  observada  de  uma  variável  é  significativamente
            diferente  da   distribuição  de  frequência  absoluta  esperada.
            Nos casos  em que no mínimo  uma das caselas  apresentou
            frequência esperada menor do que cinco, foi empregado o Teste Exato de
            Fisher:
                 •   Teste  Exato  de  Fisher: Técnica  não-paramétrica  usada para
                    analisar dados nominais ou ordinais quando o tamanho das duas
                    amostras independentes é pequeno. É utilizada quando os escores
                    das 2 amostras aleatórias independentes se enquadram todos em
                    uma ou outra de duas classes  mutuamente  exclusivas.  Quando
                    necessário, foi utilizado para determinar se os dois grupos diferiam
                    na proporção em que se enquadravam nas duas classificações.


                 d)  Resultados da UEL em relação à segunda melhor média do
                    Grupo MA (2MA)

                 Conforme Tabela a seguir, analisando os resultados apresentados pelos
            estudantes da UEL e pelos estudantes da escola 2MA, percebe-se que os
            concluintes da UEL apresentam média superior aos concluintes da escola
            2MA em todas as variáveis, com exceção da parte discursiva da formação
            geral. Os ingressantes da UEL, por sua vez, apresentam média superior aos
            ingressantes da escola 2MA em todas as variáveis analisadas. Entretanto,
            quando  se  analisa  estatisticamente  os  resultados,  as diferenças  entre  as
            médias dos estudantes em nenhuma variável são significativas.



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