Page 222 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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resultados dos grupos MA e MNA, e levando em conta ainda que no grupo
MA, poucas escolas possuíam concluintes, para confirmar os resultados da
UEL, optou-se por comparar a UEL diretamente com outras escolas. Para
tanto, identificou-se a maior média obtida no ENADE por escolas que
utilizam cada uma das metodologias: a maior média do Grupo MNA (MNA)
e a maior média do Grupo MA. Como a maior média do Grupo MA foi a
própria UEL, nesse caso, comparou-se a UEL com a segunda melhor média
MA (2MA).
Para a análise estatística, utilizou-se o Teste Qui-quadrado de
Pearson, utilizado nas demais análises, que permite verificar se a
frequência absoluta observada de uma variável é significativamente
diferente da distribuição de frequência absoluta esperada.
Nos casos em que no mínimo uma das caselas apresentou
frequência esperada menor do que cinco, foi empregado o Teste Exato de
Fisher:
• Teste Exato de Fisher: Técnica não-paramétrica usada para
analisar dados nominais ou ordinais quando o tamanho das duas
amostras independentes é pequeno. É utilizada quando os escores
das 2 amostras aleatórias independentes se enquadram todos em
uma ou outra de duas classes mutuamente exclusivas. Quando
necessário, foi utilizado para determinar se os dois grupos diferiam
na proporção em que se enquadravam nas duas classificações.
d) Resultados da UEL em relação à segunda melhor média do
Grupo MA (2MA)
Conforme Tabela a seguir, analisando os resultados apresentados pelos
estudantes da UEL e pelos estudantes da escola 2MA, percebe-se que os
concluintes da UEL apresentam média superior aos concluintes da escola
2MA em todas as variáveis, com exceção da parte discursiva da formação
geral. Os ingressantes da UEL, por sua vez, apresentam média superior aos
ingressantes da escola 2MA em todas as variáveis analisadas. Entretanto,
quando se analisa estatisticamente os resultados, as diferenças entre as
médias dos estudantes em nenhuma variável são significativas.
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