Page 221 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
UEL tiveram desempenho melhor do que os concluintes como já observado
anteriormente. Isso também não ocorreu no grupo MNA.
A média obtida pelos concluintes da UEL no componente específico foi
55,56 e pelos concluintes do grupo MNA foi 52,82. Os ingressantes da UEL
obtiveram média 22,61, e os ingressantes do grupo MNA 18,53. Quando se
considera apenas as questões objetivas, a média dos dois grupos aumenta
significativamente. A UEL com média 73,53 e o grupo MNA com média
71,76, não havendo diferença significativa entre os grupos. A média dos
ingressantes da UEL é 41,11 e dos ingressantes do grupo MNA 35,88.
Como já apontado em relação aos outros grupos, a média geral do
grupo MNA também é prejudicada pelo desempenho de ingressantes e
concluintes nas questões discursivas. A média dos concluintes da UEL nas
questões discursivas do componente específico é 43,57 e dos concluintes do
grupo MNA é 40,19, não havendo diferença entre os grupos, mas os dois
grupos apresentam média bastante inferior à obtida nas questões objetivas.
Essa diferença se acentua no caso dos ingressantes. Os estudantes
da UEL apresentam média 10,28 e os estudantes do grupo MNA 6,96,
significativamente menor do que o desempenho obtido nas questões
objetivas.
Analisando os dois grupos de um modo geral, considerando as
questões objetivas e as questões discursivas do componente específico,
os concluintes da UEL e os concluintes do grupo MNA apresentaram
desempenho equivalente. Já entre os ingressantes, os estudantes da UEL
apresentaram melhor desempenho do que os estudantes do grupo MNA.
c) Resultados da UEL em relação às melhores médias MA e
MNA
Considerando os resultados positivos que a UEL apresentou em
relação aos grupos analisados, decidiu-se por ampliar a análise realizando
uma comparação mais detalhada da Universidade Estadual de Londrina
(UEL) em relação às escolas que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-
Aprendizagem (MA) e às escolas que não utilizam Metodologias Ativas
de Ensino-aprendizagem (MNA). Levando em conta que os resultados
individuais de algumas escolas possam ter influenciado negativamente os
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