Page 221 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 221

C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           UEL tiveram desempenho melhor do que os concluintes como já observado
           anteriormente. Isso também não ocorreu no grupo MNA.
                A média obtida pelos concluintes da UEL no componente específico foi
           55,56 e pelos concluintes do grupo MNA foi 52,82. Os ingressantes da UEL
           obtiveram média 22,61, e os ingressantes do grupo MNA 18,53. Quando se
           considera apenas as questões objetivas, a média dos dois grupos aumenta
           significativamente. A UEL com média 73,53 e o grupo MNA com média
           71,76,  não  havendo  diferença  significativa  entre  os  grupos.  A  média  dos
           ingressantes da UEL é 41,11 e dos ingressantes do grupo MNA 35,88.
                Como  já  apontado  em  relação  aos  outros  grupos,  a  média  geral  do
           grupo  MNA também  é  prejudicada  pelo  desempenho  de  ingressantes  e
           concluintes nas questões discursivas. A média dos concluintes da UEL nas
           questões discursivas do componente específico é 43,57 e dos concluintes do
           grupo MNA é 40,19, não havendo diferença entre os grupos, mas os dois
           grupos apresentam média bastante inferior à obtida nas questões objetivas.
                Essa  diferença  se  acentua  no  caso  dos  ingressantes.  Os  estudantes
           da UEL apresentam  média 10,28  e os estudantes  do grupo MNA  6,96,
           significativamente  menor  do  que  o  desempenho  obtido  nas  questões
           objetivas.
                Analisando  os  dois  grupos  de  um  modo  geral,  considerando  as
           questões  objetivas  e  as  questões  discursivas  do  componente  específico,
           os  concluintes  da  UEL  e  os  concluintes  do  grupo MNA apresentaram
           desempenho equivalente. Já entre os ingressantes, os estudantes da UEL
           apresentaram melhor desempenho do que os estudantes do grupo MNA.


                c)  Resultados  da UEL em  relação  às  melhores  médias  MA e
                   MNA
                Considerando  os  resultados  positivos  que  a  UEL  apresentou  em
           relação aos grupos analisados, decidiu-se por ampliar a análise realizando
           uma comparação mais  detalhada  da  Universidade  Estadual  de Londrina
           (UEL) em relação às escolas que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-
           Aprendizagem (MA) e às escolas  que não utilizam  Metodologias  Ativas
           de  Ensino-aprendizagem  (MNA). Levando  em  conta  que  os  resultados
           individuais de algumas escolas possam ter influenciado negativamente os

           208
   216   217   218   219   220   221   222   223   224   225   226