Page 199 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
Ainda comparando o desempenho de ingressantes e concluintes,
observa-se um outro contraste da medicina em relação a outros cursos. No
componente específico, em muitas áreas, é alto o percentual de ingressantes
que apresentaram desempenho superior ao desempenho médio dos
concluintes. Em 10(dez) das 13 (treze) áreas avaliadas, mais de 50% dos
estudantes ingressantes superaram a média nacional da área. Além disso,
9,8% dos ingressantes apresentaram média superior à média dos concluintes
de seus respectivos cursos. Em vários cursos esse percentual alcança até
30%, demonstrando que muito pouco foi feito durante a trajetória dos
estudantes nessas áreas. No caso da medicina, o percentual de ingressantes
que apresenta média superior à média dos concluintes, se aproxima de zero,
o que poderia representar o quanto as IES estão agregando no componente
específico. Por outro lado, também poderia ser o reflexo das imperfeições da
comparação entre os grupos de ingressantes e concluintes.
6.2.2 O desempenho dos estudantes de Medicina da UEL frente
aos resultados nacionais
O Perfil do Estudante de Medicina
Para analisar o desempenho dos estudantes da UEL frente aos
resultados nacionais, entendeu-se importante conhecer o perfil desse
estudante. O perfil do estudante de medicina foi elaborado com base nas
respostas ao Questionário Socioeconômico enviado aos inscritos no Exame.
Em 2004 responderam ao questionário 3.136 de 5.377 ingressantes, e 2.410
de 3.249 concluintes.
Inicialmente, comparou-se o perfil do estudante brasileiro com o
perfil do estudante de medicina, e com o perfil do estudante de medicina
da UEL, considerando ingressantes e concluintes, a partir dos resultados
apresentados pelo INEP. Pode-se dizer que o estudante de medicina tem um
perfil bastante diferenciado da média dos estudantes do país.
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