Page 196 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária,
Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Participaram 143.170 estudantes, sendo 85.056 ingressantes e 58.114
concluintes, de 2.184 cursos de graduação. Essa amostra representava o
universo de 250.287 estudantes das áreas em questão.
A área de medicina representava 7,35% desse total, somando
18.389 estudantes. Destes, 8.564 participaram do ENADE, sendo 4.898
ingressantes e 3.666 concluintes. Dos 120 cursos participantes, 52% (63)
eram oferecidos por instituições privadas, 30% (35) eram federais, 14%
(17) estaduais e 4% (5) municipais. (BRASIL, 2005c)
Os resultados obtidos por ingressantes e concluintes dos cursos de
30
medicina encontram-se no Relatório Síntese da Área . De acordo com o
Relatório, o desempenho dos estudantes é melhor na Formação Geral do
que no Componente Específico.
Tanto na Formação Geral quanto no Componente Específico, as
maiores médias da área de medicina estavam na Região Sul, onde o curso de
medicina da UEL está localizado. A Região Sul também concentrou o maior
números de conceitos 5 e não teve nenhum curso com conceito entre 1 e
3. No estado do Paraná, todos os cursos de medicina obtiveram conceito 5.
Em relação à formação geral, parte do Exame em que se pode
comparar o desempenho dos estudantes de diferentes áreas, já que todos
fazem a mesma prova, os resultados são bastante desiguais. Alguns cursos
apresentaram desempenho muito fraco, variando entre 25 e 30% de acerto.
Já a medicina apresentou os melhores resultados, com média nacional de
54,7 considerando ingressantes e concluintes. Nos relatórios apresentados
pelo INEP/MEC, são feitas algumas comparações entre ingressantes e
concluintes, e para analisá-las não se pode desconsiderar as limitações já
apresentadas.
30. Relatório Síntese – Medicina – ENADE 2004. Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – DEAES/INEP/MEC e Fundação
CESGRANRIO. Brasília, DF, 2005.
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