Page 196 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Farmácia,  Fisioterapia,  Fonoaudiologia,  Medicina,  Medicina Veterinária,
            Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
                 Participaram 143.170 estudantes, sendo 85.056 ingressantes e 58.114
            concluintes,  de 2.184  cursos de graduação. Essa amostra representava o
            universo de 250.287 estudantes das áreas em questão.
                 A área de medicina  representava 7,35% desse  total,  somando
            18.389 estudantes.  Destes,  8.564 participaram  do  ENADE,  sendo  4.898
            ingressantes e 3.666 concluintes. Dos 120 cursos participantes, 52% (63)
            eram oferecidos  por instituições  privadas, 30% (35) eram federais,  14%
            (17) estaduais e 4% (5) municipais. (BRASIL, 2005c)
                 Os resultados obtidos por ingressantes e concluintes dos cursos de
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            medicina encontram-se no Relatório Síntese da Área . De acordo com o
            Relatório, o desempenho dos estudantes é melhor na Formação Geral do
            que no Componente Específico.
                 Tanto  na  Formação  Geral  quanto  no  Componente  Específico,  as
            maiores médias da área de medicina estavam na Região Sul, onde o curso de
            medicina da UEL está localizado. A Região Sul também concentrou o maior
            números de conceitos 5 e não teve nenhum curso com conceito entre 1 e
            3.  No estado do Paraná, todos os cursos de medicina obtiveram conceito 5.
                 Em relação à  formação  geral, parte do Exame  em que se pode
            comparar o desempenho dos estudantes de diferentes áreas, já que todos
            fazem a mesma prova, os resultados são bastante desiguais. Alguns cursos
            apresentaram desempenho muito fraco, variando entre 25 e 30% de acerto.
            Já a medicina apresentou os melhores resultados, com média nacional de
            54,7 considerando ingressantes e concluintes. Nos relatórios apresentados
            pelo INEP/MEC, são feitas  algumas comparações  entre ingressantes  e
            concluintes, e para analisá-las não se pode desconsiderar as limitações já
            apresentadas.






                  30. Relatório Síntese – Medicina – ENADE 2004. Instituto Nacional de Estudos
                  e  Pesquisas  Educacionais  Anísio  Teixeira  –  DEAES/INEP/MEC  e  Fundação
                  CESGRANRIO. Brasília, DF, 2005.

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