Page 194 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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QUADRO 4 - Procedimentos de pesquisa de validade dos testes propostos pela
American Educational Research Association, American Psychological Association, National
Council on Measurement in Education (1999).
EVIDÊNCIA DEFINIÇÃO
Levanta dados sobre a representatividade dos
Evidências baseadas itens do teste investigando se eles consistem
no conteúdo em amostras abrangentes do domínio que se
pretende avaliar com o teste.
Levanta dados sobre os padrões de correlação
entre os escores do teste e outras variáveis
medindo o mesmo construto ou construtos
relacionados (convergência) e com variáveis
Evidências baseadas medindo construtos diferentes (divergência).
nas relações com Também traz dados sobre a capacidade preditiva
outras variáveis do teste de outros fatores de interesse direto
(critérios externos) que possuem importância
por si só e associam-se ao propósito direto
do uso do teste (por exemplo, sucesso no
trabalho).
Levanta dados sobre a estrutura das correlações
Evidências baseadas entre itens avaliando o mesmo construto
na estrutura interna e também as correlações entre subtestes
avaliando construtos similares.
Evidências baseadas Levanta dados sobre os processos mentais
no processo de envolvidos na realização das tarefas propostas
resposta pelo teste.
Examina as consequências sociais intencionais
Evidências baseadas e não intencionais do uso do teste para
nas consequências da verificar se sua utilização está surtindo os
testagem efeitos desejados de acordo com o propósito
para o qual foi criado.
Fonte: PRIMI, 2005.
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