Page 189 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
b) Questões Discursivas do Componente Específico
São 10 (dez) as questões discursivas do conteúdo específico, sendo 2
(duas) de saúde coletiva, (3) três de clínica médica, 2 (duas) de cirurgia,
(duas) de pediatria, e 1 (uma) de cirurgia e obstetrícia. A classificação das
áreas se deu em função do foco principal da questão, já que a maioria delas
integra conteúdo de várias áreas, e procura levar o estudante a refletir sobre
a prática médica, utilizando seus conhecimentos e suas habilidades.
Identificou-se uma grande dispersão no desempenho dos estudantes
nas questões discursivas, evidenciando a grande heterogeneidade do grupo.
Diferentemente das questões de múltipla escolha, as questões discursivas
do componente específico identificam mais claramente as diferenças de
desempenho entre ingressantes e concluintes. Apresenta-se a seguir o
quadro contendo as questões, as principais áreas e habilidades aferidas.
QUADRO 3 - Conteúdo Específico – Questões Discursivas do Componente
Específico da prova de Medicina do ENADE 2004.
QUESTÃO ÁREA PRINCIPAIS HABILIDADES AFERIDAS
Compreender os princípios do sistema de saúde
e analisar os mecanismos que determinam o
3 Saúde Coletiva
acesso, a equidade, a eficácia e a qualidade do
cuidado em saúde.
Procurar, coletar, organizar e interpretar
informações relacionadas à saúde, de modo
4 Saúde Coletiva
crítico e analítico, utilizando bases de dados e
fontes diferentes.
Aplicar os conhecimentos da epidemiologia,
economia e gerência da saúde na atenção
primária; Conhecer determinantes do processo
saúde-doença da população relacionadas ao
Ginecologia e estilo de vida, genética, demografia, ambiente,
5 cultura e condições sociais e econômicas;
Obstetrícia
Conhecer o perfil epidemiológico de saúde
local, regional e nacional, incluindo as
tendências de morbidade e mortalidade, do
impacto da migração e de fatores ambientais
na saúde.
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