Page 189 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                b)  Questões Discursivas do Componente Específico

                São 10 (dez) as questões discursivas do conteúdo específico, sendo 2
           (duas) de saúde coletiva, (3) três de clínica médica, 2 (duas) de cirurgia,
           (duas) de pediatria, e 1 (uma) de cirurgia e obstetrícia. A classificação das
           áreas se deu em função do foco principal da questão, já que a maioria delas
           integra conteúdo de várias áreas, e procura levar o estudante a refletir sobre
           a prática médica, utilizando seus conhecimentos e suas habilidades.
                Identificou-se uma grande dispersão no desempenho dos estudantes
           nas questões discursivas, evidenciando a grande heterogeneidade do grupo.
           Diferentemente das questões de múltipla escolha, as questões discursivas
           do  componente  específico  identificam  mais  claramente  as  diferenças  de
           desempenho  entre ingressantes e concluintes.  Apresenta-se  a seguir o
           quadro contendo as questões, as principais áreas e habilidades aferidas.



           QUADRO  3 -  Conteúdo  Específico  –  Questões  Discursivas  do  Componente
           Específico da prova de Medicina do ENADE 2004.

            QUESTÃO       ÁREA           PRINCIPAIS HABILIDADES AFERIDAS
                                     Compreender os princípios do sistema de saúde
                                     e  analisar  os  mecanismos  que  determinam  o
                3      Saúde Coletiva
                                     acesso, a equidade, a eficácia e a qualidade do
                                     cuidado em saúde.
                                     Procurar,  coletar,  organizar  e  interpretar
                                     informações  relacionadas  à saúde,  de modo
                4      Saúde Coletiva
                                     crítico e analítico, utilizando bases de dados e
                                     fontes diferentes.
                                     Aplicar  os  conhecimentos  da  epidemiologia,
                                     economia  e  gerência  da  saúde  na  atenção
                                     primária; Conhecer determinantes do processo
                                     saúde-doença  da população  relacionadas  ao
                       Ginecologia e   estilo de vida, genética, demografia, ambiente,
                5                    cultura  e  condições  sociais  e  econômicas;
                        Obstetrícia
                                     Conhecer  o perfil epidemiológico  de saúde
                                     local,  regional e nacional,  incluindo  as
                                     tendências  de morbidade e mortalidade,  do
                                     impacto  da migração e de fatores ambientais
                                     na saúde.

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