Page 187 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           todos erram), em geral, têm baixo índice de discriminação. As questões que
           melhor discriminam são as que possuem índice de facilidade próximo a 0,5.
           Quando o índice de discriminação é negativo, isso significa que houve mais
           acertos no grupo inferior do que no superior. Nesse caso, provavelmente,
           a questão  apresenta  defeitos  em sua construção,  embora não se possa
           descartar a ocorrência  de falhas no processo  de  ensino-aprendizagem.
           (BRASIL, 2005c: 38)
                A Tabela a seguir apresenta a classificação das questões de múltipla
           escolha  do  Componente  Específico,  de  acordo  com  o  seu  índice  de
           discriminação.



           TABELA 2 -  Classificação  das  Questões  de  Múltipla  Escolha  do  Componente
           Específico  segundo  o  índice  de  Discriminação  (Ponto  Bisserial)  -  ENADE/2004 -
           Medicina

                ÍNDICE DE
             DISCRIMINAÇÃO      CLASSIFICAÇÃO           QUESTÕES
                                                   9, 10, 13, 15, 16, 20, 22,
               ≥ 0,40              Muito Bom            23, 25, 27, 28

               0,30 a 0,39            Bom            11, 17, 18, 19, 24, 26

               0,20 a 0,29           Médio
               ≤ 0,19                 Fraco              12, 14, 21

                                                 FONTE: MEC/INEP/DEAES – ENADE 2004.




                As  questões  específicas  de  múltipla  escolha  da  prova  de  Medicina
           apresentam índice de discriminação: muito bom (11), bom (6), e fraco (3).
           As 3 (três) questões que apresentarem índice de discriminação fraco não
           foram aproveitadas no cálculo das notas dos alunos: questões 12, 14 e 21
           sendo 2 (duas) de cirurgia e 1 (uma) de clínica médica. Nenhuma questão
           teve  índice  de  discriminação  médio.  De  acordo  com  essa  classificação,
           as questões, em sua grande maioria, foram capazes de separar os alunos


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