Page 187 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
todos erram), em geral, têm baixo índice de discriminação. As questões que
melhor discriminam são as que possuem índice de facilidade próximo a 0,5.
Quando o índice de discriminação é negativo, isso significa que houve mais
acertos no grupo inferior do que no superior. Nesse caso, provavelmente,
a questão apresenta defeitos em sua construção, embora não se possa
descartar a ocorrência de falhas no processo de ensino-aprendizagem.
(BRASIL, 2005c: 38)
A Tabela a seguir apresenta a classificação das questões de múltipla
escolha do Componente Específico, de acordo com o seu índice de
discriminação.
TABELA 2 - Classificação das Questões de Múltipla Escolha do Componente
Específico segundo o índice de Discriminação (Ponto Bisserial) - ENADE/2004 -
Medicina
ÍNDICE DE
DISCRIMINAÇÃO CLASSIFICAÇÃO QUESTÕES
9, 10, 13, 15, 16, 20, 22,
≥ 0,40 Muito Bom 23, 25, 27, 28
0,30 a 0,39 Bom 11, 17, 18, 19, 24, 26
0,20 a 0,29 Médio
≤ 0,19 Fraco 12, 14, 21
FONTE: MEC/INEP/DEAES – ENADE 2004.
As questões específicas de múltipla escolha da prova de Medicina
apresentam índice de discriminação: muito bom (11), bom (6), e fraco (3).
As 3 (três) questões que apresentarem índice de discriminação fraco não
foram aproveitadas no cálculo das notas dos alunos: questões 12, 14 e 21
sendo 2 (duas) de cirurgia e 1 (uma) de clínica médica. Nenhuma questão
teve índice de discriminação médio. De acordo com essa classificação,
as questões, em sua grande maioria, foram capazes de separar os alunos
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