Page 185 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 185
C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
se em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes
níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e
reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade social e compromisso
com a cidadania, com senso de responsabilidade social e compromisso com
a cidadania e como promotor da saúde integral do ser humano. (BRASIL,
2005c: 2-3).
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação
em Medicina em 2001 , no componente específico a prova procurou avaliar
29
as seguintes competências e habilidades: valores profissionais; atitudes;
comportamento e ética; habilidades de comunicação; fundamentos médicos;
habilidades clínicas; saúde coletiva e sistema de saúde; e gerenciamento da
informação e raciocínio crítico.
As questões discursivas do Conteúdo Específico visam avaliar
habilidades inerentes à atuação do profissional, que deve buscar exercer
sua prática médica com excelência, altruísmo, responsabilidade, compaixão,
empatia, honestidade, integridade, compromisso aos métodos científicos e
disponibilidade de prestar contas dos atos cometidos, para benefício dos
pacientes, da profissão e da sociedade em geral. (BRASIL, 2005c: 51)
A parte referente ao Componente Específico da Prova foi composta de
20 (vinte) questões de múltipla escolha e 10 (dez) questões dissertativas,
sendo 7 (sete) de saúde coletiva, 4 (quatro) de cirurgia, 6 (seis) de
ginecologia e obstetrícia, 8 (oito) de clínica médica e 5 (cinco) de pediatria.
Análise das questões do Componente Específico da prova do
ENADE
a) Questões de Múltipla Escolha do Componente Específico
Para favorecer a análise dos resultados do Componente Específico, o
29. Resolução CNE/CES nº 4 de 7 de novembro de 2001 que institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, publicada no D.O.U.
em 9 de novembro de 2001.
172