Page 180 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 180
Para esses autores, o conceito está bastante próximo do indicador
de ganho proposto pela avaliação dinâmica, já que se pretende medir o
desenvolvimento de competências. A avaliação dinâmica permite a medição
do potencial de aprendizagem, considerando as especificidades culturais e
do contexto onde o indivíduo está inserido.
(...) O modelo de avaliação dinâmica do potencial de domínio da área
considera a Educação como um processo de interação social, influenciado
por variáveis de diferentes naturezas (...) Neste modelo a educação é
entendida como uma prática social que pode dinamizar outros processos
sociais, oportunizando a construção de uma sociedade inclusiva e cidadã.
(LIMANA e BRITO, 2005: 20)
A avaliação dinâmica, embora tenha sido desenvolvida a partir
da necessidade de se avaliar o progresso de crianças com algum
comprometimento - o que não era possível com os modelos tradicionais de
avaliação - é bastante adequada à avaliação de competências e habilidades em
qualquer situação, já que possibilita a identificação de razões do insucesso
ou do sucesso do indivíduo no processo de ensino-aprendizagem.
Para Lidz (1991) apud Limana e Brito (2005: 21), “trata-se muito
mais de uma abordagem diagnóstica adaptável a qualquer prática
educacional servindo efetivamente como elemento fundamental na tomada
de decisão na área educacional” focalizando o processo e não os produtos
da aprendizagem. No caso do ENADE, além dos resultados obtidos por
ingressantes e concluintes, são considerados os demais componentes do
contexto institucional e social presentes durante a trajetória do estudante
na universidade.
Considerado como sendo a transição entre o antigo sistema e o
novo modelo, o ENADE, naquele ano, estava em construção. Para Limana
e Brito (2005: 23), “a educação, entendida como um fator de mudança
social, demanda tempo para mudar concepções e principalmente, atitudes”.
Mesmo considerando os limites apresentados em relação à comparação
entre ingressantes e concluintes neste primeiro momento, os resultados do
167