Page 180 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Para  esses  autores,  o  conceito  está  bastante  próximo  do  indicador
            de  ganho  proposto  pela  avaliação  dinâmica,  já  que  se  pretende  medir  o
            desenvolvimento de competências. A avaliação dinâmica permite a medição
            do potencial de aprendizagem, considerando as especificidades culturais e
            do contexto onde o indivíduo está inserido.


                      (...) O modelo de avaliação dinâmica do potencial de domínio da área
                      considera a Educação como um processo de interação social, influenciado
                      por  variáveis  de  diferentes  naturezas  (...)  Neste  modelo  a  educação  é
                      entendida como uma prática social que pode dinamizar outros processos
                      sociais, oportunizando a construção de uma sociedade inclusiva e cidadã.
                      (LIMANA e BRITO, 2005: 20)


                 A avaliação dinâmica,  embora tenha sido desenvolvida a partir
            da  necessidade  de  se  avaliar o  progresso  de  crianças  com  algum
            comprometimento - o que não era possível com os modelos tradicionais de
            avaliação - é bastante adequada à avaliação de competências e habilidades em
            qualquer situação, já que possibilita a identificação de razões do insucesso
            ou do sucesso do indivíduo no processo de ensino-aprendizagem.
                 Para  Lidz (1991) apud  Limana e  Brito  (2005: 21), “trata-se  muito
            mais de uma abordagem diagnóstica  adaptável a qualquer prática
            educacional servindo efetivamente como elemento fundamental na tomada
            de decisão na área educacional” focalizando o processo e não os produtos
            da aprendizagem.  No  caso  do  ENADE,  além  dos  resultados  obtidos  por
            ingressantes  e concluintes,  são considerados  os demais  componentes  do
            contexto institucional e social presentes durante a trajetória do estudante
            na universidade.
                 Considerado  como  sendo  a transição  entre  o antigo  sistema  e o
            novo modelo, o ENADE, naquele ano, estava em construção. Para Limana
            e  Brito  (2005: 23),  “a  educação,  entendida  como  um  fator  de  mudança
            social, demanda tempo para mudar concepções e principalmente, atitudes”.
            Mesmo  considerando  os  limites  apresentados  em  relação  à  comparação
            entre ingressantes e concluintes neste primeiro momento, os resultados do

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