Page 175 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 175
C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
profissional dos novos estudantes, seja em relação à construção do
conhecimento ou em relação ao atendimento ao paciente, conforme apontado
por professores do Curso, pelos profissionais de saúde dos serviços, e pelos
25
próprios pacientes ouvidos na avaliação interna , os resultados efetivos só
seriam conhecidos pela sociedade a médio e longo prazo.
Por esse motivo, era muito esperado o resultado do desempenho da
primeira turma do novo currículo no Exame Nacional de Cursos - ENC,
o Provão, apontado por muitos defensores do currículo anterior como o
primeiro teste dos novos profissionais.
Ainda que se questione a concepção e os limites do ENC, apresentados
anteriormente, um resultado semelhante ao obtido pelos estudantes
formados pelo outro currículo poderia neutralizar os questionamentos dos
mais resistentes. Entretanto, em função de problemas na entrega das provas
de medicina em Londrina em 2003, ano em que se formava a primeira turma
do novo currículo, o INEP não considerou os resultados obtidos pela UEL, já
que grande parte dos formandos não pôde realizar a prova.
Embora os resultados do processo de avaliação iniciado em 2003 –
avaliação interna, que ouviu a comunidade interna e a sociedade local e
avaliação externa realizada por pares – tenham sido bastante positivos, são
considerados muito subjetivos e, portanto, sempre questionados pelos mais
céticos por limitarem as comparações.
Nesse sentido, o ENADE veio complementar o processo de avaliação
do curso possibilitando inicialmente a comparação do desempenho dos
estudantes formados pelo novo currículo com o desempenho de estudantes
de outros cursos de medicina do país, e, posteriormente, a comparação
do desempenho dos estudantes da UEL ao início e ao término do curso,
conhecendo efetivamente o valor da formação oferecida durante sua
trajetória na Universidade.
25. Avaliação Interna do Curso de Medicina da UEL, 2003 - 2005. Sistema
Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed. Colegiado do
Curso de Medicina da UEL. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Estadual
de Londrina. 2005
162