Page 175 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           profissional  dos  novos  estudantes,  seja  em  relação  à  construção  do
           conhecimento ou em relação ao atendimento ao paciente, conforme apontado
           por professores do Curso, pelos profissionais de saúde dos serviços, e pelos
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           próprios pacientes ouvidos na avaliação interna , os resultados efetivos só
           seriam conhecidos pela sociedade a médio e longo prazo.
                Por esse motivo, era muito esperado o resultado do desempenho da
           primeira turma do novo currículo no Exame Nacional de Cursos - ENC,
           o  Provão,  apontado por muitos defensores  do currículo  anterior como  o
           primeiro teste dos novos profissionais.
                Ainda que se questione a concepção e os limites do ENC, apresentados
           anteriormente,  um resultado  semelhante  ao obtido  pelos  estudantes
           formados pelo outro currículo poderia neutralizar os questionamentos dos
           mais resistentes. Entretanto, em função de problemas na entrega das provas
           de medicina em Londrina em 2003, ano em que se formava a primeira turma
           do novo currículo, o INEP não considerou os resultados obtidos pela UEL, já
           que grande parte dos formandos não pôde realizar a prova.
                Embora  os  resultados  do  processo  de  avaliação  iniciado  em 2003 –
           avaliação  interna,  que  ouviu  a  comunidade  interna  e  a  sociedade  local  e
           avaliação externa realizada por pares – tenham sido bastante positivos, são
           considerados muito subjetivos e, portanto, sempre questionados pelos mais
           céticos por limitarem as comparações.
                Nesse sentido, o ENADE veio complementar o processo de avaliação
           do  curso  possibilitando  inicialmente  a  comparação  do  desempenho  dos
           estudantes formados pelo novo currículo com o desempenho de estudantes
           de outros  cursos  de medicina  do país,  e,  posteriormente,  a comparação
           do desempenho dos estudantes da UEL ao início e ao término do curso,
           conhecendo  efetivamente  o  valor  da  formação  oferecida  durante  sua
           trajetória na Universidade.





                 25. Avaliação  Interna do Curso de Medicina  da UEL,  2003 - 2005.  Sistema
                 Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed. Colegiado do
                 Curso de Medicina da UEL. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Estadual
                 de Londrina. 2005
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