Page 179 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                De Sordi (2006: 96), vê o ENADE como “uma efetiva estratégia de
           resistência à lógica hegemônica no campo da avaliação, com forte potencial
           formativo e reflexivo, induzindo as IES ao aprendizado de uma outra cultura
           de avaliação e currículo, detentores de mais responsabilidade social”.
                Para Araújo (2004),

                     O ENADE surge como um dos instrumentos  que apresenta maiores
                     possibilidades  na  concretização  das  articulações  entre  os  processos
                     avaliativos e os processos de desenvolvimento  das potencialidades  dos
                     sujeitos envolvidos, em especial, os estudantes. (ARAÚJO, 2004: 85)


                Considerando o avanço, embora com limitações, que sugere a medição
           do “valor agregado” ao estudante entre o ingresso e a conclusão do curso,
           faz-se  necessário  compreender  melhor  esse  conceito.  Para  Pickering
           e Bowers (1990) apud  Limana e Brito (2005: 17), “valor agregado é a
           diferença entre conhecimento e competências do estudante quando de seu
           ingresso na Educação Superior e o conhecimento e competências ao finalizar
           a graduação”,  o que implica  necessariamente  no conhecimento  prévio a
           respeito do estudante.

                Segundo Limana e Brito (2005), a literatura apresentava poucos textos
           de pesquisa sobre o tema, que é um termo utilizado pela Economia e refere-
           se à diferença entre o preço final de um produto e o custo da matéria-prima
           necessária à sua produção. Na Educação, em geral, refere-se à contribuição
           dada pela escola  no processo  de formação  do estudante,  podendo ser
           entendido como um indicador de eficácia da escola.

                     Medidas de mudanças educacionais, como as referentes ao valor agregado,
                     pressupõem segundo a literatura educacional, que se avalie o conhecimento
                     prévio a respeito do estudante. Espera-se que no final do curso o nível de
                     habilidade efetiva dos estudantes, avaliada pelo desempenho observado
                     em provas ou exames válidos para esse fim, atinja níveis mais elevados que
                     no início do curso, indicando ganho para os alunos, curso e instituição.
                     (VENDRAMINI, 2005: 30)

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