Page 179 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
De Sordi (2006: 96), vê o ENADE como “uma efetiva estratégia de
resistência à lógica hegemônica no campo da avaliação, com forte potencial
formativo e reflexivo, induzindo as IES ao aprendizado de uma outra cultura
de avaliação e currículo, detentores de mais responsabilidade social”.
Para Araújo (2004),
O ENADE surge como um dos instrumentos que apresenta maiores
possibilidades na concretização das articulações entre os processos
avaliativos e os processos de desenvolvimento das potencialidades dos
sujeitos envolvidos, em especial, os estudantes. (ARAÚJO, 2004: 85)
Considerando o avanço, embora com limitações, que sugere a medição
do “valor agregado” ao estudante entre o ingresso e a conclusão do curso,
faz-se necessário compreender melhor esse conceito. Para Pickering
e Bowers (1990) apud Limana e Brito (2005: 17), “valor agregado é a
diferença entre conhecimento e competências do estudante quando de seu
ingresso na Educação Superior e o conhecimento e competências ao finalizar
a graduação”, o que implica necessariamente no conhecimento prévio a
respeito do estudante.
Segundo Limana e Brito (2005), a literatura apresentava poucos textos
de pesquisa sobre o tema, que é um termo utilizado pela Economia e refere-
se à diferença entre o preço final de um produto e o custo da matéria-prima
necessária à sua produção. Na Educação, em geral, refere-se à contribuição
dada pela escola no processo de formação do estudante, podendo ser
entendido como um indicador de eficácia da escola.
Medidas de mudanças educacionais, como as referentes ao valor agregado,
pressupõem segundo a literatura educacional, que se avalie o conhecimento
prévio a respeito do estudante. Espera-se que no final do curso o nível de
habilidade efetiva dos estudantes, avaliada pelo desempenho observado
em provas ou exames válidos para esse fim, atinja níveis mais elevados que
no início do curso, indicando ganho para os alunos, curso e instituição.
(VENDRAMINI, 2005: 30)
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