Page 183 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



                     sua trajetória acadêmica. (...) O ENADE se preocupa com conteúdos de
                     todo o espectro das diretrizes curriculares e não apenas com conteúdos
                     profissionalizantes. (PACHECO e RISTOFF, 2005: 49)

                     Por contemplar diferentes momentos da trajetória acadêmica do estudante,
                     o ENADE é composto por questões de baixa, média e alta complexidade,
                     podendo ser respondido por ingressantes e concluintes. Isto permite aos
                     concluintes uma revisão dos conteúdos estudados durante todo o curso e
                     aos ingressantes perceberem o quanto sabem e o quanto ainda não sabem
                     dos conteúdos aos quais serão expostos durante o curso. (PACHECO e
                     RISTOFF; 2005: 49)

                O Exame é aplicado aos estudantes selecionados pelo INEP a partir da
           listagem enviada pelas IES contendo a relação de ingressantes e concluintes.
           Considera-se ingressante o estudante que tenha cumprido de 7 a 22% da carga
           didática mínima do curso em questão até a data de início das inscrições para
           o ENADE, e concluinte aquele que tenha cumprido pelo menos 80% dessa
           carga didática até a mesma data.
                A nota do curso no ENADE, representada por um conceito ordenado
           em uma escala de cinco níveis (1 a 5), é determinada por três variáveis:
           a) o desempenho dos alunos concluintes  no  componente  específico  que
           representa 60%; b) o desempenho dos alunos ingressantes no componente
           específico que representa 15%; e c) o desempenho dos alunos concluintes e
           ingressantes na formação geral representando 25%. A Formação Geral tem
           peso 1 (um) e o Componente Específico, peso 3 (três). O cálculo das notas
           dos cursos que tem como base o conceito estatístico chamado “afastamento
           padronizado” (AP), é detalhado no Resumo Técnico do ENADE 2004. 27
                Os resultados da avaliação do desempenho dos estudantes, de cada um
           dos cursos no ENADE, expressos por meio desses conceitos, têm por base





                 27. Fórmulas estatísticas utilizadas nas análises. Resumo Técnico: ENADE 2004.
                 Anexo 1 – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
                 – INEP/MEC 2005 p. 55 a 60.

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