Page 178 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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em novembro de 2004:


                      (...) com o objetivo de verificar as competências e habilidades básicas das
                      áreas de conhecimentos sobre conteúdos básicos e profissionalizantes e,
                      ainda, verificar o desempenho em questões transdisciplinares, envolvendo
                      o conhecimento mais geral.  (LIMANA e BRITO, 2005:11)


                 Sendo aplicado aos estudantes do primeiro e do último ano dos cursos
            de graduação, com periodicidade trienal, o ENADE examina o desempenho
            de ingressantes e concluintes buscando evidenciar o que as Instituições de
            Ensino Superior podem agregar ao perfil cultural e profissional do estudante
            durante sua permanência na Instituição.
                 Apesar do  ENADE  corrigir uma questão importante  em  relação  ao
            Exame anterior (ENC) que avaliava os estudantes de diferentes instituições
            ao  final  do  curso,  sem  conhecer  o  nível  de  habilidade  inicial  que  estes
            apresentavam, os indicadores de ganho somente poderiam ser plenamente
            conhecidos  quando  os  ingressantes  de  um  curso  avaliado  em  2004,
            prestassem  o  exame  como  concluintes  três  anos  depois.  Esse,  segundo
            Limana  e  Brito  (2005), era  o  conceito  central  do  novo  modelo:  extrair
            indicadores de ganho.
                 Até lá, qualquer análise comparativa só se tornaria possível se partisse
            do pressuposto que o concluinte de hoje, ao seu ingresso, possuía o mesmo
            perfil que o ingressante atual.

                      O aperfeiçoamento da nova proposta de exame pode permitir inferências
                      confiáveis  sobre  o  valor  que  as  instituições  de  ensino  agregam  aos
                      estudantes  e que não era possível  de  ser feita no sistema  de  avaliação
                      anterior.  Esse  aperfeiçoamento  inclui  avaliações  sucessivas  do  processo
                      de aprendizagem, que levem em consideração as habilidades iniciais dos
                      estudantes como também as habilidades efetivas desenvolvidas por eles
                      durante o curso, portanto uma avaliação multidimensional de mudanças
                      educacionais. (...) mesmo avaliando apenas o início e o final do curso,
                      esse  último  considerado  como  momento  final  de  aprendizagem,  essas
                      medidas de mudança poderão  orientar  tomadas  de  decisões  públicas  e
                      institucionais. (VENDRAMINI, 2005:30).

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