Page 174 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 174
C APÍTULO VI
O desempenho dos estudantes de
medicina em Exame Nacional
Considerando o processo de avaliação vivenciado pelo Curso de
medicina da UEL, que procurou acompanhar desde o início as transformações
realizadas a partir da implementação do currículo integrado, o Exame
Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE, surgiu em um momento
bastante oportuno.
Apesar do embasamento sólido que subsidiou as mudanças, da
experiência qualificada do grupo que a sustenta, e do contexto mundial
sinalizar para o mesmo caminho, a insegurança em relação aos resultados
sempre se faz presente. A dúvida sobre a qualidade de tão precioso
processo, a formação do médico com esse novo perfil, vinha sendo um fardo
pesado que o grupo responsável pelas mudanças ainda carregava, ampliado
enormemente pelas resistências internas.
O novo currículo favoreceu a integração da academia com os serviços
e embora os dados já permitam a identificação de diferenças na postura
161