Page 174 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 174

C APÍTULO VI



               O desempenho dos estudantes de

                   medicina em Exame Nacional

















                 Considerando  o  processo  de  avaliação  vivenciado  pelo  Curso  de
            medicina da UEL, que procurou acompanhar desde o início as transformações
            realizadas  a  partir  da  implementação  do  currículo  integrado,  o  Exame
            Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE, surgiu em um momento
            bastante oportuno.
                 Apesar do embasamento  sólido  que subsidiou  as mudanças,  da
            experiência  qualificada  do  grupo  que  a  sustenta,  e  do  contexto  mundial
            sinalizar para o mesmo caminho, a insegurança em relação aos resultados
            sempre se faz presente.  A dúvida sobre a qualidade de tão precioso
            processo, a formação do médico com esse novo perfil, vinha sendo um fardo
            pesado que o grupo responsável pelas mudanças ainda carregava, ampliado
            enormemente pelas resistências internas.
                 O novo currículo favoreceu a integração da academia com os serviços
            e  embora  os  dados  já  permitam  a  identificação  de  diferenças  na  postura

                                                                         161
   169   170   171   172   173   174   175   176   177   178   179