Page 169 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
A partir do V Fórum, que aprovou a manutenção do projeto pedagógico
em vigor, e assumiu o desafio de corrigir os problemas identificados, o
currículo integrado saiu fortalecido. Enfim, seria possível tratar os problemas
em um contexto mais favorável, onde estes passaram a ser entendidos como
oportunidades de correção de rumos e não como obstáculos para impedir
que se avançasse na construção da mudança.
Isso não significava que as coisas iam bem e a gestão do curso
soube compreender o momento. Apesar de não abalarem a concepção
do novo currículo, como alguns acreditavam, muitos eram os problemas
identificados, e não se podia protelar as decisões tomadas no V Fórum. As
propostas de mudança aprovadas se pautaram nas fragilidades identificadas
no processo de avaliação e propunham o enfrentamento de questões
essenciais que envolviam além da coordenação do curso, a administração
do Centro de Ciências da Saúde e da própria Universidade. O Relatório
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do V Fórum , com as propostas de mudança, foi encaminhado a todas as
instâncias administrativas envolvidas no curso para que se pudesse avançar
no processo de tomada de decisão.
Cabe destacar aqui a importância do cuidado no uso dos resultados da
avaliação e na implementação das decisões tomadas. “Toda avaliação útil,
ética e tecnicamente adequada, acompanha o desenrolar de uma proposta
e subsidia a correção de rumos e a reorientação de estratégias de ação.
Seu sentido ético alia-se a seu valor técnico e de responsabilidade social”.
(MINAYO, 2005: 20)
Seguiu-se então uma nova fase, desenvolvendo as demais etapas
previstas no SIAMed: Avaliação Externa e Acompanhamento da
implementação das mudanças aprovadas.
Há que se registrar que nessa segunda etapa, o processo de avaliação
arrefeceu consideravelmente. Não mais com uma consultoria e pessoal de
22. Relatório do V Fórum do Curso de Medicina da UEL. Colegiado do Curso,
Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2003.
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