Page 169 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                 A partir do V Fórum, que aprovou a manutenção do projeto pedagógico
           em  vigor,  e  assumiu  o  desafio  de  corrigir  os  problemas  identificados,  o
           currículo integrado saiu fortalecido. Enfim, seria possível tratar os problemas
           em um contexto mais favorável, onde estes passaram a ser entendidos como
           oportunidades de correção de rumos e não como obstáculos para impedir
           que se avançasse na construção da mudança.
                Isso  não  significava  que  as  coisas  iam  bem  e  a  gestão  do  curso
           soube  compreender  o momento.  Apesar de não  abalarem a concepção
           do  novo currículo,  como  alguns  acreditavam,  muitos  eram  os  problemas
           identificados, e não se podia protelar as decisões tomadas no V Fórum. As
           propostas de mudança aprovadas se pautaram nas fragilidades identificadas
           no processo  de avaliação e propunham o enfrentamento de questões
           essenciais que envolviam além da coordenação do curso, a administração
           do Centro de Ciências  da Saúde  e da própria Universidade. O Relatório
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           do V Fórum , com as propostas de mudança, foi encaminhado a todas as
           instâncias administrativas envolvidas no curso para que se pudesse avançar
           no processo de tomada de decisão.
                Cabe destacar aqui a importância do cuidado no uso dos resultados da
           avaliação e na implementação das decisões tomadas. “Toda avaliação útil,
           ética e tecnicamente adequada, acompanha o desenrolar de uma proposta
           e subsidia a correção  de rumos  e a reorientação  de estratégias  de ação.
           Seu sentido ético alia-se a seu valor técnico e de responsabilidade social”.
           (MINAYO, 2005: 20)
                Seguiu-se  então  uma nova fase,  desenvolvendo  as demais  etapas
           previstas  no  SIAMed:  Avaliação  Externa  e  Acompanhamento  da
           implementação das mudanças aprovadas.
                Há que se registrar que nessa segunda etapa, o processo de avaliação
           arrefeceu consideravelmente. Não mais com uma consultoria e pessoal de






                 22.  Relatório do V Fórum do Curso de Medicina da UEL. Colegiado do Curso,
                 Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2003.

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