Page 168 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 168

Foi  mais  um  momento  rico  em  trocas  de  olhares  e  experiências  e
            principalmente de convivência, já que nesse período houve uma concentração
            do trabalho da equipe  para cumprir o cronograma.  Eram dias,  noites,
            madrugadas  e  finais  de  semana  dedicados  ao  SIAMed.  Como  proposto
            desde o início, a etapa da avaliação interna deveria estar concluída e seus
            resultados organizados e divulgados a tempo de subsidiar as discussões que
            ocorreriam durante o V Fórum do Curso, realizado em novembro de 2003. O
            projeto de avaliação fazia parte da estratégia de consolidação das mudanças
            introduzidas  a  partir da implementação  do  currículo  integrado,  que  em
            função das resistências internas e das próprias dificuldades inerentes a um
            processo de mudança, estavam sendo questionadas.
                 Conhecer melhor os problemas e se organizar para superá-los, ainda
            que dessa forma as fragilidades do novo currículo se explicitassem, foi a
            escolha  da  gestão  do  curso  naquele  momento.  Era  preciso  enfrentar  a
            questão,  fosse  para avançar,  fosse  para retroceder.  Até  então,  apesar  de
            manter em andamento algumas iniciativas de avaliação, o novo currículo
            estava sendo acompanhado de forma empírica e desorganizada.
                 A avaliação realizada naquele período superou essa questão e além de
            resgatar, integrar e sistematizar todas as informações relativas aos inúmeros
            estudos e levantamentos internos e externos disponíveis até aquele momento
            introduziu novos elementos, ouviu outros atores, e documentou o processo,
            aprofundando sobremaneira a compreensão  do curso como  um todo,
            ampliando e ao mesmo tempo sintetizando e analisando as informações que
            subsidiaram a comunidade interna para decidir sobre os novos rumos.
                 A consulta  feita  à  comunidade  interna  respaldava  o  enfrentamento
            da  questão  central  que  permeava  as  discussões  acadêmicas  em  torno  do
            currículo integrado: Retornar a uma proposta curricular tradicional ou se
            manter  na proposta  inovadora  com  metodologias  ativas  de ensino?   Os
            resultados da avaliação, indicando o bom desempenho do curso, mais do
            que confirmaram que era um caminho sem volta. Mostraram claramente
            à comunidade interna aquilo que externamente era visível: os avanços do
            novo  currículo  na formação  do  médico,  acompanhando  as  tendências  de
            mudança da educação médica.

                                                                         155
   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173