Page 168 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Foi mais um momento rico em trocas de olhares e experiências e
principalmente de convivência, já que nesse período houve uma concentração
do trabalho da equipe para cumprir o cronograma. Eram dias, noites,
madrugadas e finais de semana dedicados ao SIAMed. Como proposto
desde o início, a etapa da avaliação interna deveria estar concluída e seus
resultados organizados e divulgados a tempo de subsidiar as discussões que
ocorreriam durante o V Fórum do Curso, realizado em novembro de 2003. O
projeto de avaliação fazia parte da estratégia de consolidação das mudanças
introduzidas a partir da implementação do currículo integrado, que em
função das resistências internas e das próprias dificuldades inerentes a um
processo de mudança, estavam sendo questionadas.
Conhecer melhor os problemas e se organizar para superá-los, ainda
que dessa forma as fragilidades do novo currículo se explicitassem, foi a
escolha da gestão do curso naquele momento. Era preciso enfrentar a
questão, fosse para avançar, fosse para retroceder. Até então, apesar de
manter em andamento algumas iniciativas de avaliação, o novo currículo
estava sendo acompanhado de forma empírica e desorganizada.
A avaliação realizada naquele período superou essa questão e além de
resgatar, integrar e sistematizar todas as informações relativas aos inúmeros
estudos e levantamentos internos e externos disponíveis até aquele momento
introduziu novos elementos, ouviu outros atores, e documentou o processo,
aprofundando sobremaneira a compreensão do curso como um todo,
ampliando e ao mesmo tempo sintetizando e analisando as informações que
subsidiaram a comunidade interna para decidir sobre os novos rumos.
A consulta feita à comunidade interna respaldava o enfrentamento
da questão central que permeava as discussões acadêmicas em torno do
currículo integrado: Retornar a uma proposta curricular tradicional ou se
manter na proposta inovadora com metodologias ativas de ensino? Os
resultados da avaliação, indicando o bom desempenho do curso, mais do
que confirmaram que era um caminho sem volta. Mostraram claramente
à comunidade interna aquilo que externamente era visível: os avanços do
novo currículo na formação do médico, acompanhando as tendências de
mudança da educação médica.
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