Page 165 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



           integração  básico-clínico,  integração entre  academia  e serviços,  educação
           permanente,  mundo do trabalho, humanização,  cidadania,  entre outros,
           dizem muito mais do que o significado literal das palavras, e que quando
           transformados em práticas, produzem sentidos.
                Para poder captar esse  universo  era preciso  construir  instrumentos
           que fossem capazes de traduzir a pluralidade do curso, e ao mesmo tempo,
           as  suas  especificidades;  que  fossem  amplos  sem  ser  genéricos;  e  que
           favorecessem o olhar interno e o olhar externo, o olhar acadêmico e o olhar
           comunitário.
                Por esse motivo a escolha  da abordagem qualitativa e quantitativa,
           na tentativa de abranger a complexidade do processo. Conforme relatado,
           foram  construídos  questionários  específicos  para  cada  segmento:  (a)
           questionários sobre o curso como um todo, para lideranças institucionais,
           docentes,  estudantes,  funcionários,  residentes,  ex-alunos,  e  profissionais
           de saúde dos serviços; e (b)  matriz de avaliação que contemplava todas
           as dimensões  do curso  e era preenchida  nas reuniões  de avaliação que
           favoreciam as discussões com cada segmento, de acordo com sua atuação no
           curso, incluindo além dos segmentos já citados, as lideranças comunitárias.
                A organização do trabalho de campo também contou com a participação
           de mais docentes, funcionários e estudantes, estes mais na segunda etapa
           do  projeto,  inclusive  participando  de  forma  institucionalizada,  a  partir
           do credenciamento do projeto de avaliação como  projeto  de ensino  na
           universidade.
                Desde o início, foi adotada a estratégia de produzir informes avaliativos
           com o objetivo de informar a comunidade interna sobre as etapas realizadas,
           dando transparência ao processo, mantendo a avaliação sempre em foco,
           e motivando a participação permanente dos atores envolvidos. Além dos
           informes,  foram utilizadas faixas  para divulgar as reuniões de avaliação,
           e matérias  de divulgação,  algumas publicadas na mídia impressa  local,  e
           outras, no próprio boletim informativo do Curso, o medicin@.

                De  acordo  com  Minayo  (2005), em  um processo  avaliativo,  merece
           relevância a dinâmica de comunicação de resultados. ”Durante o trabalho
           ou  ao  final  dele  é  preciso  valorizar  a  comunicação  de  informações,  que

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