Page 160 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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projeto  pedagógico do curso,  indo desde a melhoria  da infraestrutura
            até a reformulação  do internato,  passando  pela necessidade de revisão
            de conteúdos, de procedimentos e processos.  A gestão do Curso estava
            convencida da necessidade e da oportunidade das mudanças, entendendo
            que  superavam  em  muito  as  dificuldades  e  as  eventuais  incompreensões
            decorrentes das transformações.  No VI Fórum, realizado em novembro de
            2005, a comunidade interna deu mais um passo importante consolidando o
            processo de mudança e aprovando as propostas que seriam assumidas pelo
            Colegiado para a necessária correção de rumos.
                 A proposição  do Colegiado naquele momento  foi de que algumas
            mudanças mais pontuais poderiam ser implementadas com as deliberações
            do Colegiado Pleno em torno do Projeto Pedagógico que se encontrava em
            vigência. Outras, por exigirem maior aprofundamento de análises e mais
            tempo  de  discussão,  para permitir  a efetiva  participação  dos professores
            e estudantes diretamente envolvidos, seriam tratadas nos próximos anos,
            na perspectiva de  revisão  e/ou  reformulação  do  currículo  integrado.
            (COLEGIADO, 2005b)




               5.4 O IMPACTO DO PROCESSO AVALIATIVO NO CURSO
                                DE MEDICINA DA UEL

                      Existe a urgente necessidade de se identificar estratégias de transição para
                      enfrentar  novas  demandas  que  a  sociedade  vem  expressando  e  que,  em
                      síntese, são no sentido de que a universidade combine excelência técnica
                      com  relevância  social.  Afinal,  repensar  a  educação  médica  implica,  na
                      medida em que as mudanças obtidas sejam relevantes, em também repensar
                      a universidade, pois seu imobilismo pode ameaçar a sustentabilidade das
                      próprias conquistas obtidas. (ALMEIDA, 1999: 84).


                 Inicialmente, o que se pensou para desenvolver a proposta de avaliação
            do Curso de medicina da UEL, foi a realização de uma pesquisa participativa,
            envolvendo de forma representativa todos os atores que participam dessa
            realidade, visando aprimorá-la.

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