Page 160 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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projeto pedagógico do curso, indo desde a melhoria da infraestrutura
até a reformulação do internato, passando pela necessidade de revisão
de conteúdos, de procedimentos e processos. A gestão do Curso estava
convencida da necessidade e da oportunidade das mudanças, entendendo
que superavam em muito as dificuldades e as eventuais incompreensões
decorrentes das transformações. No VI Fórum, realizado em novembro de
2005, a comunidade interna deu mais um passo importante consolidando o
processo de mudança e aprovando as propostas que seriam assumidas pelo
Colegiado para a necessária correção de rumos.
A proposição do Colegiado naquele momento foi de que algumas
mudanças mais pontuais poderiam ser implementadas com as deliberações
do Colegiado Pleno em torno do Projeto Pedagógico que se encontrava em
vigência. Outras, por exigirem maior aprofundamento de análises e mais
tempo de discussão, para permitir a efetiva participação dos professores
e estudantes diretamente envolvidos, seriam tratadas nos próximos anos,
na perspectiva de revisão e/ou reformulação do currículo integrado.
(COLEGIADO, 2005b)
5.4 O IMPACTO DO PROCESSO AVALIATIVO NO CURSO
DE MEDICINA DA UEL
Existe a urgente necessidade de se identificar estratégias de transição para
enfrentar novas demandas que a sociedade vem expressando e que, em
síntese, são no sentido de que a universidade combine excelência técnica
com relevância social. Afinal, repensar a educação médica implica, na
medida em que as mudanças obtidas sejam relevantes, em também repensar
a universidade, pois seu imobilismo pode ameaçar a sustentabilidade das
próprias conquistas obtidas. (ALMEIDA, 1999: 84).
Inicialmente, o que se pensou para desenvolver a proposta de avaliação
do Curso de medicina da UEL, foi a realização de uma pesquisa participativa,
envolvendo de forma representativa todos os atores que participam dessa
realidade, visando aprimorá-la.
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