Page 155 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
• Avaliação por pares da comunidade científica, pertencentes a
outras Instituições de Ensino Superior de reconhecida capacidade
técnica e ampla compreensão da Formação de Recursos Humanos
na Área da Saúde;
• Avaliação por representantes da sociedade organizada (Conselhos,
Serviços de Saúde, Associações Profissionais, Empregadores e
Representantes da Sociedade);
• SINAES: Exame Nacional do Desempenho do Estudante - ENADE
e Avaliação dos Cursos de Graduação - ACG;
• PROMED, PROSAÚDE, e outras Propostas de Avaliação do
Ministério da Saúde;
• Propostas de Avaliação da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e
Tecnologia do Estado do Paraná - SETI/PR; e
• Programa de Apoio e Acompanhamento da Fundação Kellogg.
A avaliação externa foi realizada a partir dos resultados da avaliação
interna, e de acordo com cada segmento que seria ouvido, definiram-se
os instrumentos. Foram utilizados questionários, análise de relatórios e
documentos, visitas in loco, com acompanhamento de comissão externa e
participação em Exame Nacional.
O processo de avaliação externa foi iniciado em 2004 com a participação
dos estudantes do curso no ENADE. Participaram 156 estudantes entre
ingressantes e concluintes. A avaliação do curso (ACG) prevista no SINAES,
até aquele momento não havia sido realizada pelo INEP/MEC, estando
previsto apenas para o ano seguinte, conforme previa a Portaria nº 01 do
MEC, de 10 de janeiro de 2007, que estabelecia o ciclo avaliativo do SINAES.
Em 2005, foi realizada a avaliação externa por iniciativa do Colegiado
do Curso que encaminhou convite às seguintes instituições para comporem
a comissão:
• Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM;
• Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do
Paraná – SETI/PR;
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