Page 152 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 152

b)  Questionários de Avaliação do Curso

                 Complementando as reuniões, os objetivos da coleta de dados por meio
            de questionário, foram: ampliar as oportunidades de participação de cada
            um dos segmentos envolvidos e detalhar/aprofundar os tópicos abordados
            nas reuniões, e desta forma garantir o retrato mais fidedigno da realidade
            do curso de medicina.
                 Os  questionários,  elaborados  especificamente  para  cada  grupo  de
            atores (professores,  estudantes,  funcionários,  residentes  e ex-alunos),
            contêm questões abertas e fechadas, envolvendo as dimensões relativas a
            cada segmento e utilizam a escala de Likert (de 1 a 5) para as perguntas
            fechadas, sendo o (1) péssimo ou inadequado e o (5) excelente ou muito
            adequado. A aplicação dos questionários se deu para o universo de todos os
            segmentos (professores, estudantes, lideranças institucionais, funcionários
            e ex-alunos).

                 c)  Entrevistas para Avaliação do Curso

                 O  objetivo  da realização  de  entrevistas  foi  obter  a participação  dos
            Serviços de Saúde no processo de Avaliação do Curso, no caso, entrevistando
            os dirigentes dos Hospitais Locais - Hospital Evangélico de Londrina, Santa
            Casa de Londrina, Mater Dei, Hospital  Infantil,  Hospital  Zona Norte e
            Hospital Zona Sul e Lideranças da Secretaria Municipal de Saúde – Secretário
            Municipal de Saúde, Departamento de Ações de Saúde, Departamento de
            Serviços Especiais e Coordenação do Programa de Saúde da Família.
                 Considerando os cargos que ocupavam, entendeu-se que a entrevista
            seria a forma mais apropriada para ouvir a opinião dos Serviços de Saúde
            locais sobre o curso. A entrevista foi semiestruturada e o roteiro incluía
            questões sobre os aspectos positivos e negativos do curso, a percepção geral
            dos serviços sobre o curso e as sugestões para o seu aprimoramento.





                                                                         139
   147   148   149   150   151   152   153   154   155   156   157