Page 152 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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b) Questionários de Avaliação do Curso
Complementando as reuniões, os objetivos da coleta de dados por meio
de questionário, foram: ampliar as oportunidades de participação de cada
um dos segmentos envolvidos e detalhar/aprofundar os tópicos abordados
nas reuniões, e desta forma garantir o retrato mais fidedigno da realidade
do curso de medicina.
Os questionários, elaborados especificamente para cada grupo de
atores (professores, estudantes, funcionários, residentes e ex-alunos),
contêm questões abertas e fechadas, envolvendo as dimensões relativas a
cada segmento e utilizam a escala de Likert (de 1 a 5) para as perguntas
fechadas, sendo o (1) péssimo ou inadequado e o (5) excelente ou muito
adequado. A aplicação dos questionários se deu para o universo de todos os
segmentos (professores, estudantes, lideranças institucionais, funcionários
e ex-alunos).
c) Entrevistas para Avaliação do Curso
O objetivo da realização de entrevistas foi obter a participação dos
Serviços de Saúde no processo de Avaliação do Curso, no caso, entrevistando
os dirigentes dos Hospitais Locais - Hospital Evangélico de Londrina, Santa
Casa de Londrina, Mater Dei, Hospital Infantil, Hospital Zona Norte e
Hospital Zona Sul e Lideranças da Secretaria Municipal de Saúde – Secretário
Municipal de Saúde, Departamento de Ações de Saúde, Departamento de
Serviços Especiais e Coordenação do Programa de Saúde da Família.
Considerando os cargos que ocupavam, entendeu-se que a entrevista
seria a forma mais apropriada para ouvir a opinião dos Serviços de Saúde
locais sobre o curso. A entrevista foi semiestruturada e o roteiro incluía
questões sobre os aspectos positivos e negativos do curso, a percepção geral
dos serviços sobre o curso e as sugestões para o seu aprimoramento.
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