Page 148 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 148

•   Dimensão III – Desenvolvimento das Práticas nos Cenários
                    de Ensino-aprendizagem
                       -  Módulos Temáticos Interdisciplinares (Módulos em Bloco);
                       - Módulos  de  Interação  Ensino,  Serviços  e  Comunidade
                         (Módulos Anuais);
                       -  Módulos de Atualização;
                       - Módulos  de  Habilidades  Clínicas  e  Atitudes  (Módulos
                         Anuais);
                       -  Internato.

                 •   Dimensão IV – Desenvolvimento do Corpo Docente
                 •   Dimensão V – Desenvolvimento do Corpo Discente
                 •   Dimensão  VI – Desenvolvimento  do  Corpo  Técnico-
                    administrativo

                 •   Dimensão VII - Infraestrutura
                 •   Dimensão VIII – Desenvolvimento da Gestão

                 •   Dimensão IX – Acompanhamento dos Egressos


                 Tem  por  objetivo  avaliar o  curso  de  medicina  englobando  aspectos
            pedagógicos,  estruturais e administrativos,  visando o estabelecimento  de
            um  plano de ação  para o seu  aprimoramento.  O referencial  para o novo
            modelo foram as Diretrizes Curriculares aprovadas em 2001 para o curso
            médico.
                 O Sistema se baseia em duas matrizes de avaliação, construídas para
            contemplar todas as dimensões de um curso de graduação em medicina.
            A primeira – Matriz de Avaliação I: Modalidades de Coleta e Fontes - apresenta
            as  inúmeras  possibilidades  de  coleta  de  dados  e  as  fontes  de  consulta.
            Já  a  segunda  –  Matriz  de  Avaliação  II:  Indicadores  e  Descritores  - integra  os
            indicadores e os descritores de cada dimensão, referenciando os 3 (três)
            níveis de enquadramento em uma escala que mensura o grau das mudanças
            introduzidas para atender as Diretrizes  Curriculares na perspectiva da


                                                                         135
   143   144   145   146   147   148   149   150   151   152   153