Page 145 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
A partir de 2003, com base na experiência acumulada, implantou-se
o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina – SIAMed , cujos
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princípios encontravam-se em consonância com o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior proposto pelo MEC/ INEP (CEA, 2003).
5.2 UMA EXPERIÊNCIA LOCAL FRENTE À PROPOSTA
NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
SIAMed x SINAES
Assim como previsto no SINAES, no que diz respeito à Instituição
como um todo, no SIAMed encontram-se presentes os mesmos objetivos
em relação ao curso de medicina: conhecer suas fortalezas e seus problemas;
tratar da adequação do seu trabalho em relação às demandas sociais; e
identificar o grau de envolvimento e compromisso de seus professores,
estudantes e servidores, sempre tendo como meta o seu aprimoramento.
No SINAES, como citado, prevê-se a avaliação da instituição
(autoavaliação e avaliação externa pelas comissões externas de avaliação
institucional); a avaliação do curso (autoavaliação e a avaliação externa pelas
comissões externas de avaliação de cursos); e a avaliação do desempenho
dos estudantes (que será realizada mediante aplicação do Exame Nacional
de Desempenho dos Estudantes – ENADE).
Traçando um paralelo com o SINAES, guardadas as proporções, no
SIAMed prevê-se a avaliação da Escola (autoavaliação e avaliação externa);
a avaliação do curso (autoavaliação e avaliação externa) e a avaliação do
desempenho do estudante (aplicação do Teste de Progresso).
17. A Avaliação Institucional no Curso de Medicina da UEL (SIAMed): uma
experiência inovadora – Artigo publicado na Revista Brasileira de Educação
Médica em 2008 – RBEM, 32 (2): 217-229.
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